Palavra do Leitor Titulo Artigo
Lula: fora da eleição, perto da prisão
Do Diário do Grande ABC
25/01/2018 | 14:50
Compartilhar notícia


Artigo

De nada adiantaram a acidez e o tom ameaçador do ex-presidente Lula e de seus seguidores. Os desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre, além de confirmarem a sua condenação pelo juiz Sérgio Moro, ainda ampliaram a pena de nove anos e meio para 12 anos e um mês. E por ter sido decisão unânime (3 a 0), o réu não tem direito aos embargos infringentes, que serviriam para atrasar a aplicação da sentença e ainda poderiam favorecê-lo na sua pretensão de tornar-se candidato a novo mandato presidencial. Do jeito que ficou, logo a sentença entrará em execução e o ex-presidente poderá ser preso, conforme o novo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), de que o condenado de segunda instância deve ter sua pena aplicada de imediato e, se quiser recorrer aos tribunais superiores, deve fazê-lo preso.

Mais do que a possibilidade de prisão, é o enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Condenado por colegiado (três desembargadores), Lula passa a ser considerado ‘ficha suja’ e, de acordo com a lei complementar número 135, de 2010, que ele próprio sancionou quando governava o País, não poderá ser candidato. Espera-se, agora, que se resigne e, dentro do que lhe é de direito, promova os recursos que lhes são facultados, mas não parta nem incentive seus seguidores a partirem para a desobediência civil, pois isso em nada contribui com o País e pode ser perigoso para todos, inclusive aos irresignados.

Depois do julgamento de ontem, quando os três desembarcadores explicaram detalhadamente seus votos à Nação, a população ficou sabendo o que Lula e os demais implicados cometeram de crimes e o porquê de suas condenações. Com certeza, todos os corruptos – tanto os que já foram descobertos quanto os que ainda estão incógnitos – estão preocupados porque, se o chefão foi apenado, não é difícil que o mesmo ocorra com os chefiados e os corruptos de menor escalão. Mas, por outro lado, o Brasil ganha porque dá demonstração de força institucional e de zelo pela coisa pública. Decisão como esta melhora a nossa imagem perante os investidores e principalmente no Exterior, de onde dependemos para muitas coisas ligadas ao nosso desenvolvimento.

Espera-se que tanto Lula quanto aqueles que nos últimos dias andaram falando o que não deviam coloquem a cabeça sobre seus travesseiros e pensem mais no Brasil do que em si próprios. O País não merece cair em onda de distúrbios só porque a Justiça descobriu, processou e condenou o ex-governante que se portou mal. Temos de torcer para que todos os que delinquiram sejam alcançados pela lei e exemplarmente punidos. Isso é do interesse nacional.

Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente e dirigente da Aspomil (Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo).

Palavra do leitor

Migalhas
O leitor José Marques afirma que o dinheiro do deficit da Previdência não foi para o bolso dos aposentados (Cadê o dinheiro, ontem). Foi sim, nas devidas proporções: migalhas para o ‘Zé Povinho’ e milhares para os aposentados do setor público e os rurais, que nunca contribuíram com a Previdência Social.
Aimardi Perez de Oliveira
São Bernardo

Agente
Estou indignado com o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior. Ele disse que seriam 400 vagas de trabalho para agente sênior e so saíram 200 vagas. Também não cumpriu o que prometeu em campanha, de que reduziria a idade para 60 anos para atuar nessa profissão.
Fernando Zucatelli
São Caetano

Copinha
O Flamengo e a Portuguesa de Desportos realizaram jogo eletrizante (Esportes, dia 22). Agora, a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior será entre os cariocas e o meu tricolaço, que passou pelo Internacional. O título da Copinha irá para a Gávea ou para o Morumbi? Veremos hoje.
Edson Rodrigues
Santo André

Sem alvará
Em edição deste Diário (Política, dia 19) tomei conhecimento de que a Câmara de Santo André, órgão Legislativo de onde se devem partir o respeito e o cumprimento das leis, não tem laudo de vistoria do Corpo de Bombeiro. Desde 1968. Não bastasse isso, os ex-presidentes desse Legislativo Donizeti Pereira (2013 a 2014) e Ronaldo de Castro (2015 a 2016) foram coniventes com a situação. Enquanto isso, muitas empresas são impedidas de iniciar suas atividades por não terem laudo de vistoria. Senhores, o respeito, o caráter e a responsabilidade devem partir da Casa de Leis. Mas nada disso acontece. Tem alguma autoridade competente para interditar o Legislativo de Santo André? Se essa Casa pode, todas podem. Com a palavra, o atual presidente. O povo quer saber.
Edson Campelo
Santo André

Condenado – 1
Luiz Inácio Lula da Silva, o show já terminou. Volte à realidade da sua vida, afinal, se você é inocente, então a Petrobras não sofreu nada e os diretores nomeados por você eram santos e devem virar anjos. As suas desculpas não enganam juízes espertos, aliás, mais espertos do que você e seu corrupto PT. Agora é hora de arrumar a mala e se preparar para ir para a Papuda. O Brasil não precisa de enganadores e mitos como você. Até nunca mais!
Zureia Baruch Jr
Capital

Condenado – 2
No ano de 1989 o slogan era ‘Lula Lá...’. Neste 2018 é ‘Lula Lá... na cadeia’. E nós, sem medo de sermos felizes!
Tânia Tavares
Capital

Condenado – 3
O TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), em Porto Alegre, não só aceitou como aumentou a pena por corrupção e lavagem de dinheiro do ex-presidente Lula. Os bancários, que ficaram sem seus imóveis na Bancoop (Cooperativa dos Bancários) porque dirigentes do PT desviaram mais de R$ 100 milhões para pagar campanha de Lula à Presidência em 2002 – o que levou a cooperativa à falência –, estão se sentindo vingados. A maioria dos mutuários precisou desistir dos seus imóveis porque a empreiteira OAS, que assumiu os esqueletos dos prédios inacabados, foi impassível nas negociações, chegando até a triplicar os preços, levando a maioria a desistir do imóvel. Por isso, ontem, com a confirmação da condenação de Lula, justiça foi feita.
Beatriz Campos
Capital 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;