Política Titulo Terminava ontem
Temer estende até 2021 entrega de planos de desenvolvimento urbano

Presidente publica nova medida provisória alterando prazos para elaboração de projetos

Júnior Carvalho
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
13/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


O presidente Michel Temer (MDB) editou MP (Medida Provisória) ampliando para 2021 o prazo para que os governadores elaborem os PDUIs (Planos de Desenvolvimento Urbano Integrados) das regiões metropolitanas, uma espécie de plano diretor regional. O texto, publicado ontem no Diário Oficial da União, também estica para 2019 o tempo limite que municípios têm para apresentarem seus próprios planos de Mobilidade Urbana.

Inicialmente, o Estatuto da Metrópole (lei número 13,089/2015) estabelecia tempo de até três anos para que os PDUIs fossem entregues. Esse prazo venceu ontem. Com a alteração, o prazo é 31 de dezembro de 2021. Em São Paulo, a empresa responsável por elaborar o plano para as regiões metropolitanas, que envolvem 39 cidades paulistas, é a Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano). “A decisão (de dilatar o prazo) atende ao pleito da maioria das regiões metropolitanas institucionalizadas no País, que não conseguiram cumprir o prazo legal diante da complexidade de um plano de caráter metropolitano, realizado pela primeira vez no Brasil”, comentou o diretor-presidente Emplasa, Luiz José Pedretti. O PDUI estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional.

No Grande ABC, o Consórcio Intermunicipal auxiliou no processo de elaboração de audiências públicas nas sete cidades, embora Diadema tenha se desfiliado do colegiado no ano passado. Os encontros foram realizados em novembro.

O aumento do prazo, entretanto, não agradou a todos. O advogado e ambientalista Virgílio Alcides de Faria, que participou das audiências públicas para a elaboração do PDUI, criticou a MP. “A sociedade civil foi chamada às pressas pelo governo do Estado para participar de 39 audiências públicas nas cidades da Grande São Paulo com vistas a receber propostas para elaborar o PDUI. Na boa-fé, atendemos o chamado e trabalhamos com exaustão na elaboração de propostas. Ao mesmo tempo, o governo (do Estado) fazia pressões políticas junto a Temer para dilatar o prazo. Assim, mais uma vez, a sociedade civil serviu e foi desservida”, disse.

Na mesma medida provisória, Temer estica até 3 de janeiro de 2019 o prazo para que as cidades entreguem seus próprios planos de Mobilidade Urbana, que preveem o planejamento dos sistemas viários a longo prazo. Foi a terceira vez que esse calendário foi alterado. Quando foi sancionado, em 2012, o Plano Nacional de Mobilidade Urbana estimou período de até 2015 para os planos municipais serem elaborados. Já no governo Temer, o prazo foi esticado para 2019, também por meio de MP, e, depois, encurtado por meio de lei para janeiro deste ano.

Na região, apenas São Caetano e Mauá aprovaram seus próprios planos. A mudança nos prazos ocorre porque, se os municípios descumprirem as datas, ficam impedidos de receber recursos da União destinados à Mobilidade Urbana.

Em dezembro, Temer já havia esticado para dezembro de 2019 o prazo para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;