Política Titulo Candidatura ao Planalto
Aliados criam plano para alavancar Alckmin no Nordeste e em áreas frágeis

Encabeçado pelo PTB, de Campos Machado, Esquadrão 2018 busca levar feitos do governador paulista a cidades nordestinas e grupos de minoria

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
10/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz


Com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), estagnado nas pesquisas de intenções de voto para presidente da República, aliados do tucano colocarão em prática projeto para tentar impulsionar a campanha de Alckmin especialmente no Nordeste e junto ao eleitorado onde o tucanato historicamente tem dificuldades.

Denominado Esquadrão 2018 e liderado pelo presidente paulista do PTB, deputado estadual Campos Machado, o modelo consiste em organização de eventos públicos em grandes cidades nordestinas e a grupos organizados de minorias para externar os feitos de Alckmin como governador paulista.

“O Geraldo Alckmin é um homem sério, competente, tranquilo e não vai brincar com o povo brasileiro. Ele traz a segurança que o Brasil precisa. Mas ele tem um defeito: ele é tímido. Poucas pessoas no Estado sabem o ele fez como homem público. Se em São Paulo há esse desconhecimento, imagina no Nordeste?”, indagou Campos. “O Geraldo Alckmin é um homem muito simples, não enriqueceu com a política, é de família de franciscanos e, por isso, não aprendeu a fazer a defesa dele mesmo como tem de ser feita”, emendou o petebista, citando a condução do governo durante a crise hídrica de 2014. “O povo paulista não precisa se preocupar com falta d’água pelos próximos dez anos.”

Dentro do tucanato há resistência na campanha de Alckmin justamente pelo fato de o governador paulista demorar para deslanchar nas pesquisas de intenções de voto. A última pesquisa Datafolha o colocou com 6% das citações, bem atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Esse fato já faz crescer, dentro do PSDB, movimento por uma possível troca de candidato caso, até abril, Alckmin não atinja 10% da preferência do eleitor brasileiro.

Destacando os 20 departamentos setoriais do PTB – como afrodescendente, nordestino e sindical –, Campos pontuou que lideranças do Esquadrão 2018 irão também às ruas para destacar o perfil de Alckmin para ser presidente da República. “Ele (Alckmin) não pode falar apenas com empresário. O povo mais humilde gosta de aperto de mão, de contato mais próximo”, opinou. “E não adianta sermos parceiros somente no tempo de TV. O PTB dará um minuto e meio de campanha televisiva ao governador Alckmin e mais o quê? Temos que ajudar. Até porque o Geraldo Alckmin é o mais preparado para o País. Você sabe que com ele não terá sobressalto no governo. De que adianta ter um voo de águia e, pouco tempo depois, ter um voo de galinha? O Brasil já se cansou disso.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;