Economia Titulo
Setor de caminhões ainda sente os efeitos da crise internacional
Emerson Coelho
Do Diário do Grande ABC
07/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Na indústria automotiva, o segmento que tem mais sofrido é o de caminhões. De acordo com a Anfavea, apesar do aumento das vendas, em junho, de 12,5% em relação a maio - com 8.603 unidades licenciadas contra 7.645 (caminhões novos) - a perda em relação ao ano passado é significativa.

Em relação a junho de 2008, quando foram comercializadas 10.750 unidades, a perda é de 20% e no semestre a queda chega a 19,4%.

A produção, apesar de aumentar 2% de maio a junho, amarga perda de 35,1% no comparativo com junho do ano passado e de 32,4% no semestre.

"A produção tem sofrido efeito muito forte vindo do mercado externo, e nossa indústria de caminhões tem uma dedicação maior às vendas externas que a de carros de passeio. Há empresas que chegavam a dedicar até 40% de sua produção de caminhões para o mercado internacional", disse o executivo da Anfavea.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;