Mal acabou o Carnaval e os ovos de Páscoa já invadem os corredores dos supermercados. Até o momento, a produção industrial do setor já cresceu 7% ante 2007, o que corresponde a mais de 100 milhões de ovos no País.
Os dados, apresentados pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), também mostram que ao todo são 22,9 mil toneladas de produtos produzidos para a data.
Os ovos representam cerca de 7,5% da produção anual de produtos de chocolate de consumo permanente – como tabletes e bombons – no Brasil.
São Paulo (Capital e Interior) representa 46% do consumo desses produtos no País. Em seguida está a Região Sul, com 21%; Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com 17%.
“Desde o ano passado, a massa salarial da população brasileira vem crescendo, por isso as classes sociais que antes não consumiam tanto passam a fazer parte desse mercado de consumo. Esse é o grande fator que justifica nosso crescimento”, avalia o presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Netto.
Por esta razão que neste ano o setor estima ter um faturamento total que beira os R$ 767 milhões, 12% a mais do que em 2007.
Preços - Em 2008, as indústrias tiveram um aumento médio no custo para fabricação de ovos de 4,7% em relação a 2007. O cálculo foi feito com base nos níveis dos índices de inflação registrados no período e nos aumentos verificados nos produtos como cacau, leite e açúcar, embalagens e custo de mão-de-obra.
“Não podemos afirmar que o aumento presente no custo da produção (4,7%) seja o mesmo que atinge os consumidores finais. Isso depende dos supermercados que estabelecem seus preços de acordo com seu público, mas não deixa de ser uma projeção”, explica Netto.
Empregos - Para atender as indústrias e também o comércio, as empresas do setor geram milhares de empregos temporários nesta época. Segundo a Abicab, este ano o número de postos gerados deve manter os números verificados em 2007, cerca de 25 mil vagas.
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