Economia Titulo
Produção industrial de ovos cresce 7%
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
14/02/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


Mal acabou o Carnaval e os ovos de Páscoa já invadem os corredores dos supermercados. Até o momento, a produção industrial do setor já cresceu 7% ante 2007, o que corresponde a mais de 100 milhões de ovos no País.

Os dados, apresentados pela Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), também mostram que ao todo são 22,9 mil toneladas de produtos produzidos para a data.

Os ovos representam cerca de 7,5% da produção anual de produtos de chocolate de consumo permanente – como tabletes e bombons – no Brasil.

São Paulo (Capital e Interior) representa 46% do consumo desses produtos no País. Em seguida está a Região Sul, com 21%; Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com 17%.

“Desde o ano passado, a massa salarial da população brasileira vem crescendo, por isso as classes sociais que antes não consumiam tanto passam a fazer parte desse mercado de consumo. Esse é o grande fator que justifica nosso crescimento”, avalia o presidente da Abicab, Getúlio Ursulino Netto.

Por esta razão que neste ano o setor estima ter um faturamento total que beira os R$ 767 milhões, 12% a mais do que em 2007.

Preços - Em 2008, as indústrias tiveram um aumento médio no custo para fabricação de ovos de 4,7% em relação a 2007. O cálculo foi feito com base nos níveis dos índices de inflação registrados no período e nos aumentos verificados nos produtos como cacau, leite e açúcar, embalagens e custo de mão-de-obra.

“Não podemos afirmar que o aumento presente no custo da produção (4,7%) seja o mesmo que atinge os consumidores finais. Isso depende dos supermercados que estabelecem seus preços de acordo com seu público, mas não deixa de ser uma projeção”, explica Netto.

Empregos - Para atender as indústrias e também o comércio, as empresas do setor geram milhares de empregos temporários nesta época. Segundo a Abicab, este ano o número de postos gerados deve manter os números verificados em 2007, cerca de 25 mil vagas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;