Economia Titulo
Tolmasquim: baixar preço de energia é meta do governo
22/08/2011 | 13:46
Compartilhar notícia


O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, disse hoje que, independentemente do que o governo decidir em torno das concessões do setor elétrico que vencem em 2015, o compromisso será de reduzir a tarifa de energia para o consumidor. "Seja a renovação das concessões ou a licitação, o benefício de termos a usina já amortizada vai ser em termos de reduzir a tarifa ao consumidor. Isso é uma decisão", disse em entrevista à imprensa, após participar do seminário "Hidrelétricas: As necessidades do País e o respeito à sustentabilidade", promovido pela Carta Capital, em São Paulo.

"Seja qual for o modelo escolhido, a meta é aproveitar o fato de termos as usinas já amortizadas e fazer isso em prol de uma tarifa menor para o consumidor", reiterou. Tolmasquim não soube dizer quando o governo decidirá sobre as concessões, mas ressaltou que a decisão deverá sair o mais rápido possível, a partir de uma análise completa sobre o impacto de cada uma das possibilidades.

Ele citou como exemplo o fato de que algumas empresas federais e estaduais possuírem grande parte de suas usinas nessa situação. "No limite, no caso de uma nova licitação, podemos ter a situação de ficar uma empresa com o seu prédio e todos os funcionários sem nenhuma usina. É claro que isso teria o impacto indesejado e é isso que estamos analisando, pois não é uma só, temos casos de empresas federais e estaduais nessa situação."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;