Investidores da região abrem brigaderia, o doce da moda,
e miram a expansão da marca com um sistema de franquia
Nada de chefe ou carteira assinada. Os jovens brasileiros estão empreendendo cada vez mais novos negócios, tanto que os investidores com idade entre 18 e 24 anos formam o grupo que teve o segundo maior crescimento em 2010, de 17,4%, conforme a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor.
O empreendedorismo nessa faixa etária cresce mais do que no grupo com idade entre 35 e 44 anos, que teve percentual entre 9,5% e 16,7%. Na região, os amigos Pedro Tufano, 23 anos, e Paulo Moussalli, 27, integram o grupo dos jovens que estão abrindo empresas. Com fatia da verba de R$ 250 mil financiada em dois anos, eles inaugurarão em 14 dias a brigaderia São Brigadeiro.
Tufano, que trabalha com o pai há seis anos administrando franquias de sapatos femininos, decidiu que abriria sua empresa neste ano. “Pesquisei bastante e notei que na região não havia lojas especializadas em brigadeiro, que é um doce muito apreciado pelas pessoas.” A ideia surgiu no momento em que o brigadeiro saiu das festas infantis para virar o doce da moda.
Segundo os sócios, o retorno do investimento acontecerá em até quatro anos, pois tanto a empresa quanto o ParkShopping São Caetano, onde a loja será instalada, são novos. “Ainda não temos escala necessária para comprar embalagens e matéria-prima. Calculamos que em dois anos pagaremos os custos da empresa”, afirma Moussalli.
O prazo para o retorno do investimento no setor de franquias varia entre dois e três anos, dependendo do ramo de atuação. Entre as pequenas e médias empresas leva-se até cinco anos, sinaliza a consultora do escritório regional do Sebrae-SP, Zenaide Mota.
De acordo com a especialista, o número de jovens que procuram a unidade a partir dos 21 anos com disposição para empreender cresce. “De maneira geral os setores mais procurados são serviços e comércio.” A entidade não dispõe de números sobre o empreendedorismo juvenil na região.
APRENDIZADO - Antes de estruturar a São Brigadeiro, os jovens fizeram um curso intensivo com a professora Fabíola Toschi para aprender a fazer brigadeiro, o doce francês macaron e cupcakes. “Teremos receitas com produtos premiuns como chocolate belga, pistache, vinho do Porto e limão siciliano”, diz Moussalli. Seis funcionários serão contratados para a loja.
A expectativa é que a marca vire franquia em um futuro próximo. Em um ano e meio os sócios desejam abrir a próxima unidade da brigaderia, que oferecerá aos consumidores 40 tipos do doce mais tradicional do País. O plano é que a unidade esteja localizada na Avenida Goiás, também em São Caetano.
Para a consultora, conhecer bem o ramo de atuação está entre os principais passos para que a empresa seja bem-sucedida. Fazer um plano de negócios detalhado e buscar informações sobre o local de funcionamento e o público também ajudam o empreendedor.
!--[if !supportEmptyParas]-- !--[endif]--
Maior parte dos investidores tem entre 25 e 34 anos
Estudo patrocinado pelo Sebrae Nacional mostra que a maioria dos empreendedores iniciais brasileiros tem idade entre 25 e 34 anos, com participação de 22,2% em 2010.
Somando essa faixa etária com os jovens com idade entre 18 e 24 anos, mais da metade, ou seja, 56,9%, dos empreendedores ainda não estão na faixa etária de 35 anos, aponta o Global Entrepreneurship Monitor.
A pesquisa realizada em 60 países mostra que o Brasil e a Rússia são os únicos do G-20 em que a faixa de 18 a 24 anos é mais empreendedora que a de 35 a 44 anos, após a faixa etária mais empreendedora de ambos os países, que é dos 25 a 34 anos. O levantamento ressalta que o jovem brasileiro tem característica de assumir riscos, característica essencial à atividade empreendedora.Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.