Setecidades Titulo Reajuste de mensalidade
Alunos desocupam Fafil e tomam reitoria da Fundação Santo André

Instituição conseguiu desocupação do prédio por meio de reintegração de posse

Do Diário OnLine
24/11/2017 | 18:59
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Após a Fundação Santo André conseguir, com a presença de oficial de Justiça, a reintegração de posse do prédio da Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), que estava sendo ocupado pelos estudantes desde o dia 14, os alunos tomaram o prédio da reitoria na tarde desta sexta-feira. Membros da reitoria da instituição estiveram presentes no 4º DP (Bairro Jardim) da cidade, no início da noite, onde elaboraram um boletim de ocorrência com o objetivo de se resguadar caso algum tipo de dano seja encontrado na Casa Amarela - local onde fica a reitoria - que é tombado pelo CONDEPHAAPASA (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e PAisagístico de Santo André) desde 2011.

Segundo a pró-reitora de planejamento e administração, Verenice Garcia Abdulmacih, a direção da Fundação estuda pedir, também, reintegração de posse do imóvel histórico que está ocupado pelos alunos. "Provavelmente na segunda-feira acionaremos nossos advogados para que haja intervenção no local junto à Justiça", relatou.  Ainda segundo a pró-reitora, a diereção tentou de várias formas negociar com estudantes, porém Verenice relatou ter encontrado muita dificuldade. “Tentamos vários acordos com os alunos, mas eles não aceitaram nenhuma proposta. Querem, por exemplo, a rematrícula de inadimplentes e isso a gente não tem como fazer.”

Pela última contagem da líderança do movimento estudantil, cerca de 200 pessoas estão ocupando a sala da direção da Fundação. "Ficaremos aqui por tempo indeterminado. Queremos que nossas demansas sejam atendidas", disse  Herick Alves Costa, 36 anos, aluno do quinto ano de Arquitetura e Urbanismo. Sobre uma possível reintegração no local o estudante disse que esse tem sido o tom de negociação da direção. "A pró-reitora diz que está aberta ao diálogo, mas só pelo fato de pedir reintegração já demonstra que ela não está."

Ainda nesta noite houve um ato dos alunos em frente a reitoria para exigir a convocação do Conselho Diretor e do Conselho Universitário, em horário acessível aos estudantes que trabalham, para que seja discutida a revogação do aumento de 6,5% da mensalidade.

A primeira ocupação da Fafil ocorreu no dia 14, antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas os alunos desocuparam o prédio após acordo com a reitoria. Em seguida, voltaram a tomar o lugar alegando que foram “traídos” pelo Conselho Diretor, o qual não votou pela revogação do aumento da mensalidade.

A Fundação Santo André, que mantém cerca de 4 mil alunos e passa por grave crise financeira desde 2008, alega que depende do reajuste para conseguir fechar o ano no azul.

  •  



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;