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Experiência completa

Dirigimos a gama Mercedes-Benz em trechos on e off-road e exploramos todas as suas aptidões

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
17/11/2017 | 07:26
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Divulgação


Se você pensa que é necessário esperar a chegada da picape Classe X, em 2019, para poder enfrentar todos os tipos de terreno a bordo de um veículo robusto, dinâmico e confortável, se engana. Isso porque a Mercedes-Benz disponibiliza linha completa de utilitários que, mesmo com extrema dose de luxo, dão conta do recado quando o papo pende para o mundo off-road.

E o Diário pôde constar as aptidões dos modelos (GLA, GLC, GLE e GLS) na prática, mais precisamente na pista do Haras Tuiutí, que fica no Interior de São Paulo. Visto que a maioria dos clientes sequer chega perto do barro a bordo de tais modelos, lá foi possível passar por situações extremas.

No início do trajeto, o GLS 350d 4Matic (R$ 469,9 mil) não abriu mão do conforto, da conectividade e da segurança, claro. Andou totalmente sobre trilhos e com isolamento acústico perfeito. O primeiro obstáculo foi a inclinação lateral. A tração integral permanente (50% para cada eixo) faz com que o veículo vença o obstáculo sem qualquer derrapada. Aliás, dependendo da situação (lama, neve, areia e por aí vai) basta selecionar a respectiva opção e enquadrar o carro ao tipo de piso – tecla fica no console central, onde ficaria a alavanca de câmbio – neste Mercedes, ela migra para trás do volante.

Com marcha reduzida, suspensão elevada e aceleração moderada (características escolhidas com a ajuda do sistema Dynamic Select), é hora de encarar a temida caixa de ovos. É possível verificar (por meio da tela central) o trabalho, inclusive, da aceleração e frenagem. Vencemos o trecho, praticamente, sem deslizes. A subida e a descida acentuada também não são problemas. Aliás, desta última, basta acionar o DSR, que regula a velocidade em declive. Sim! É possível descer qualquer pirambeira sem nenhuma intervenção do motorista nos pedais de freio ou acelerador.

PISTA - Em trechos on-road a Mercedes-Benz também dá um banho em tecnologia. Já imaginou dirigir um carro que, além de entrar e sair de vagas paralelas ou perpendiculares sem que o motorista precise mexer em nada, ainda é capaz de reconhecer pedestres e frear a fim de evitar atropelamento (a até 70 km/h)? Pois é, isso é mérito do Active Braking Assist Pedestrian Recognition. Aliás, antes de agir, o sistema emite aviso sonoro e visual para alertar o motorista.

Assistente de ponto cego capaz de frear o carro em caso de perigo de colisão sistema que ajuda a desviar de obstáculo a frente também estão na lista do sedã E250, que tem preços entre R$ 329,9 mil e R$ 339,9 mil dependendo da versão. E a tecnologia se estende agora ao Classe S, que parte de R$ 769,9 mil.

Aliás, não precisa ser carro caro para ser dotado de tecnologias modernas. Já a partir do GLA, por exemplo, cujos preços começam em R$ 158,9 mil, é possível ter a famosa sopa de letrinhas composta por itens como ESP (controle eletrônico de estabilidade), EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem), ASR (controle de tração na aceleração), 4ETS (tração eletrônica em cada roda), priming (pré-carregamento) e brake drying e função hold.

O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz
 




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