Nacional Titulo
Garoto de nove anos morre para salvar outro de sete
Do Diário do Grande ABC
17/01/1999 | 18:51
Compartilhar notícia


Leandro Henrique dos Santos, de 9 anos, foi sepultado neste domingo, em Andradina - a 650 quilômetros da Capital -, vítima de afogamento sofrido num esgoto da periferia da cidade. Segundo as crianças que estavam com ele na hora do acidente, Santos morreu para salvar a vida do colega Diego dos Santos Agostinho Cardoso, de 7 anos, que se afogava antes dele na mesma vala formada pela enxurrada das últimas chuvas.

Tatiane Cardoso, de 9 anos que estava com eles no mesmo passeio, explicou que Santos olhou para ela antes de saltar e disse: "Vou salvar a vida dele, mas se eu morrer avisa minha mae". Dentro d'água o menino herói que nao sabia nadar só conseguiu ajudar o amigo a segurar num pedaço de pau que Tatiane encontrou, e retirá-lo do buraco. Depois, desapareceu. Cardoso, que foi salvo, e sua irma gritaram alto mas nao foram ouvidos por moradores que residem nos conjuntos habitacionais distantes cerca de 500 metros do local onde brincavam. O corpo do menino foi encontrado meia hora depois por "Verme", outro colega do bairro que tem 10 anos de idade e só é conhecido por esse apelido. Soldados do Corpo de Bombeiros tentaram reanimar o garoto, mas foi em vao.

As crianças caminhavam no que restou do córrego Pereira Jordao, levando uma peneira para apanhar os raros peixinhos que resistem à poluiçao. O lugar é raso e mal cobre os pés nos tempos de estiagem. Mas com a chuva, alguns pontos ficam mais profundos por causa da enxurrada e foi numa dessas armadilhas que as crianças caíram. As obras de canalizaçao do córrego estao paralisadas há muito tempo.

Durante o sepultamento do menino, muitos moradores do bairro Pereira Jordao protestaram e acusaram a prefeitura pelo desleixo. Um grupo pediu oficialmente à prefeita Edna Brito (PRP) que determinasse imediato fim daquele buraco antes que outras crianças morram no mesmo lugar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;