Cultura & Lazer Titulo Memória
Congresso realizado em Rio Grande tem exposição com registros históricos

Imagens da mostra são de autoria do ex-fotógrafo do Diário, João Colovatti

Mauricio Silva
11/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
João Colovatti


 Começou ontem e segue até amanhã, no Anfiteatro Primeira Dama Zulmira Jardim Teixeira (Av. Dom Pedro), em Rio Grande da Serra, o 14º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC. Um dos participantes é o jornalista e historiador Ademir Medici, que resgata a memória da região em sua coluna no Diário há 30 anos. Hoje, às 10h, ele será homenageado.

Além dos debates, rodas de conversa, passeios, apresentações artísticas e de toda a programação do evento, cujo tema é O Grande ABC que o ABC Desconhece, quem tiver a oportunidade de comparecer ao anfiteatro vai poder ver exposição com 20 fotos feitas pelo ex-fotógrafo do Diário João Colovatti, morto em 2001. As imagens da mostra foram resgatadas pela pesquisadora Cecília Del Gesso, responsável pelo Banco de Dados do jornal.

Entre tantos flagras durante sua carreira e que estão na exposição, Colovatti registrou viagem de bondinho em março de 1972, em Rio Grande. Nela, estão dois irmãos que, posteriormente, foram localizados pelo Diário. João Aparecido Martins Pinto e Valter Martins Pinto, moradores do bairro Pedreira, participam do congresso.

O bonde tem história importante na cidade. Começou a funcionar em 1929 e transportava funcionários entre a pedreira de Rio Grande e a estação ferroviária. Na década de 1970 a pedreira foi desativada e o bonde, abandonado, mas foi restaurado em 2006. Até hoje é mantido pela Prefeitura e está exposto no Centro da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;