Política Titulo
Lula volta às origens em campanha para o PT
Raphael Di Cunto
Especial para o Diário
19/08/2010 | 08:23
Compartilhar notícia


 

Pela campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai retornar às origens sindicais e pedir votos na porta da fábrica da Mercedes-Benz, em São Bernardo, na segunda-feira, às 5h30 - portanto, antes do horário de expediente.

"O presidente confirmou a presença na região neste fim de semana e vai subir no carro de som para fazer campanha pelos candidatos do PT", afirmou o vice-presidente da Executiva Estadual do partido, Rafael Marques.

A última vez em que Lula foi para a porta de fábrica pedir votos foi em 29 de setembro de 2006, quando visitou a Ford, em São Bernardo - na época, ele disputava a reeleição contra o tucano Geraldo Alckmin.

Acompanhado também de Aloizio Mercadante, que concorre ao governo de São Paulo pelo PT, e dos candidatos ao Senado Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PCdoB), Lula participará de dois eventos neste fim de semana no Grande ABC.

No sábado, o petista fará comício na Av. Portugal, em Mauá, às 11h. O PT espera reunir 50 mil pessoas no ato, o primeiro do presidente na região desde que começou a corrida eleitoral, em 6 de julho.

"Estamos mobilizando os militantes para levar o maior número possível de pessoas no sábado", disse Marques. "Só não vão mais porque 50 mil é o máximo que cabe lá."

Segundo o coordenador da Macro ABC do PT, Humberto Tobé, estão inscritos para participar do comício 150 candidatos a deputado federal e estadual do partido. "Virá gente de todo o estado para Mauá", afirmou.

A legenda traçou estratégia para divulgar o evento e vai distribuir panfletos nos terminais de ônibus, trens, porta de fábricas e pontos mais movimentados da região para atrair o público.

Mercadante também vai ceder parte da propaganda gratuita a que tem direito na televisão e no rádio veiculada na sexta-feira para informar sobre o evento.

Já na madrugada da segunda-feira, o presidente volta ao berço que o lançou na vida pública, quando foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC na década de 1980, para pedir votos para Dilma e Mercadante.

"O Lula vai fazer uma atividade no pátio da empresa. Vai subir no caminhão de som e conversar com os trabalhadores, fazer um corpo a corpo com eles e discutir política", destacou o vice-presidente estadual do PT.

Esta é a sétima vez no ano que o presidente vem ao Grande ABC. Porém, é a primeira visita para fazer campanha - em julho, ele esteve em Diadema para entregar 252 unidades habitacionais, mas não pediu votos devido à legilação eleitoral, que veda este tipo de manifestação em eventos do governo. Já Dilma esteve na região pela última vez na véspera do início da campanha, quando se reuniu com petistas em Mauá e Santo André.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;