Memória Titulo Memória
Sob emoção, vai ter plebiscito

O momento mais emocionante da mesa-redonda com os autonomistas de São Caetano, Diário, 1977, foi quando se falou da aprovação, pela Assembleia Legislativa, do plebiscito em que a população diria ‘sim’ ou ‘não’ à emancipação

Ademir Médici
01/11/2017 | 07:29
Compartilhar notícia


O momento mais emocionante da mesa-redonda com os autonomistas de São Caetano, Diário, 1977, foi quando se falou da aprovação, pela Assembleia Legislativa, do plebiscito em que a população diria ‘sim’ ou ‘não’ à emancipação.

Houve quem chorasse. Provavelmente o momento mais significativo na vida pública de homens como João Dal’Mas, João Jacob Lorenzini, Luiz Rodrigues Neves, Lauro Garcia e todos os demais. Suas palavras ficaram para sempre registradas nas páginas do Diário do Grande ABC. E agora são recuperadas, 40 anos depois, quando nenhum dos depoentes de 1977 está entre nós.

O deputado Porphirio da Paz.
Um voto em tom poético
Depoimento: Luiz Rodrigues Neves
Não lembro agora a sequência da votação. Houve dois ou três votos favoráveis, um voto contrário e chegou a vez do deputado Porphirio da Paz (Araxá, Minas Gerais, 1903 – São Paulo, 1983). Adoentado, ele chegou atrasado.

Havia dúvidas. O voto seria decisivo para a aprovação da realização do plebiscito na comissão administrativa. Citando o poeta Casimiro de Castro, Porphirio iniciou o voto:

Todos cantam sua terra.
Também vou cantar a minha.
Nas débeis cordas da lira
Hei de fazê-la rainha.

O intróito definiu a questão. Nós nos abraçamos, talvez com lágrimas nos olhos, não é, Jacomo (Jacob João Lorenzini)?

Estava praticamente aprovado o projeto na comissão, o que equivale dizer que, dentro do prazo regimental, ele vinha com parecer favorável para a Assembleia Legislativa, que daria a última palavra a respeito, aprovaria ou não – e ninguém tinha dúvidas de que o plebiscito sairia; o que, de fato, foi aprovado em 14 de setembro de 1948.

No sábado seguinte o Jornal de São Caetano, em letras garrafais, publicou o resultado da votação na comissão administrativa.

NOTA DA MEMÓRIA
É uma longa e comovente história a do plebiscito de São Caetano. Aqueles sete homens ouvidos no Diário em 1977 estavam registrando, ao gravador, a linda história do subdistrito que viraria cidade, com o apêndice ‘do Sul’ no nome.

Memória dá uma parada neste relato. Retornaremos a ele, como contribuição decisiva à construção da memória da moderna São Caetano ‘do Sul’, o ‘Príncipe dos Novos Municípios’. Aguardem.

AMIGOS ANDREENSES

Hoje é o aniversário de João Parmejani Gabriel. Nasceu em 1º de novembro de 1935 em Vargem Grande do Sul (São Paulo). Integrante do Casa (Clube Amigos de Santo André).

Dr. João é advogado. Trabalhou na Philips, unidade de Mauá. Foi juiz classista. Atuou como advogado do Sindicato dos Têxteis de Santo André.

Filho de César Parmejani e Luiza Gabriel, o aniversariante do dia viveu em Mauá. Ali conheceu sua mulher, Ivone Boscariol. O casal reside em Santo André desde 1983.

Dr. João tem duas filhas, Suzana e Marília, a neta Ellen e a bisneta Eloá.

Diário há 30 anos
Domingo, 1º de novembro de 1987 – ano 30, edição 6588
Manchete – Comissão de Sistematização do Congresso Constituinte fixa regras do Parlamentarismo
Feriadão – Movimento em cemitérios ainda pequeno; passageiros lotam o Terminal do Tietê, em São Paulo.
Obras do trólebus – Metrô altera o projeto. Não mais será reconstruída e ampliada a galeria do Córrego do Cemitério, embaixo da estação ferroviária de Santo André. A obra seria fundamental para livrar o local das enchentes.
Para técnicos da Prefeitura de Santo André, a medida é um crime contra a cidade e contra o projeto do trólebus em si.

Em 1º de novembro de
1894 – Fundado o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.
1922 – Antonio Ferreira dos Santos, o Ferreirinha, nasce em Valdas Flores, Portugal. Trabalhou na Rhodia. Foi vereador e prefeito de Santo André.
1917 – Arlindo Marchetti nasce em Tabatinga (São Paulo). Contador. Foi vereador na primeira legislatura da Câmara Municipal de São Caetano (1949-1952). Líder autonomista.
A guerra. Do noticiário do Estadão: felicitações do presidente Wilson (Estados Unidos) ao presidente Venceslau Brás, que declarou guerra à Alemanha.
A cidade de São Paulo apresentou um movimento superior, entregando-se o povo a manifestações patrióticas, percorrendo as ruas com as bandeiras das nações aliadas.
1962 – Realizada a última eleição de governadores em dez Estados do País antes do golpe de 1964. Em São Paulo, Adhemar de Barros foi o eleito.
1972 – Diário realiza o primeiro sorteio de um bolão sobre o futebol aberto aos leitores.

Hoje
Dia de Todos os Santos. Ou Ognissanti, como dizem os italianos.

Santos do dia
Licínio
Tiago da Pérsia
Maria, escrava

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 1º de novembro:
Em São Paulo, Itatiba e Taciba
No Paraná, Piên
Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;