Automóveis Titulo Dicas
Como cuidar da manutenção de carros automáticos e manuais
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
30/10/2017 | 14:38
Compartilhar notícia


A escolha entre carros automáticos e manuais é uma dúvida entre muitos motoristas. Ambos possuem características diferentes tanto no momento de dirigir, quanto na manutenção e revisão. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o funcionamento de ambas opções, Cláudio Cardoso, coordenador dos centros automotivos Porto Seguro, dá dicas de cuidados necessários ao levar o automóvel para conserto e manutenção.

LEIA MAIS: Folga para o pé esquerdo; veja quais são os carros “automáticos” mais baratos do Brasil
Câmbio automático: quando usar cada uma das funções?

O cuidado do câmbio automático deve ser maior?
A atenção do nível de óleo de câmbio é essencial para o bom desempenho e também durabilidade da peça. A falta de cuidado pode resultar em falhas ou em danos maiores como quebra de alguns componentes. Nível baixo pode significar vazamentos, fique atento.

Pesa no bolso ter um carro com câmbio automático?
Depende, se as verificações quanto à sua utilização e manutenção forem respeitadas, o dono do carro não terá problemas. Contudo, se o condutor negligenciar esses cuidados, o custo de manutenção será significativo, iniciando, em média, a partir de R$ 4 mil.

Pensando na utilização do combustível, a opção automática, quando bem utilizada, consome quase que a mesma quantidade de combustível de um veículo manual.

Como saber quais cuidados deve-se ter com o câmbio de um automóvel?
Todas as informações sobre o câmbio de um automóvel encontram-se no Manual do Proprietário”, informa Cardoso. É ali que o motorista verifica com quantos quilômetros o carro deve ter para realizar a revisão e manutenção.

Além da manutenção do câmbio, que é diferente entre os modelos automáticos e manuais, existem outras diferenças na manutenção das demais peças do automóvel?
Apesar de terem diferenças por conta do mecanismo, a atenção em relação à revisão e à manutenção do carro é igual para ambos.

Outro ponto de atenção é o local onde seu carro passará pela manutenção. “É essencial levar seu veículo em oficinas especializadas, com profissionais qualificados, dessa forma o motorista garante um trabalho de qualidade e tranquilidade na condução”, finaliza o profissional.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;