Internacional Titulo
Bush se reunirá com embaixador saudita em seu rancho no Texas
Da agência EFE
23/08/2002 | 17:21
Compartilhar notícia


O embaixador da Arábia Saudita, Bandar al Saud, viajará ao Texas para se reunir com o presidente dos EUA, George W. Bush, com o objetivo de discutir "uma variedade de assuntos regionais" do Oriente Médio, disse nesta sexta-feira a Casa Branca.

O porta-voz presidencial Ari Fleischer disse que o embaixador e Bush se reunirão na próxima terça-feira, no rancho do presidente, perto da localidade texana de Crawford.

Os Estados Unidos e a Arábia Saudita cooperam na busca por uma fórmula que detenha a violência entre israelenses e palestinos, e leve as partes a retomarem as negociações.

Bush já havia recebido anteriormente em Crawford o príncipe herdeiro saudita Abdulá Ben Abdelaziz, que pediu a Washington que moderasse as ações militares de Israel.

Abdulá advertiu Bush, naquela época, que a tolerância dos EUA para as ações militares de Israel contra os palestinos, debilitava a posição de Washington entre os países árabes.

A Arábia Saudita apresentou um plano de oito pontos para alcançar a paz no Oriente Médio. A proposta prevê o fim das ações armadas de ambas as partes, assim como dos assentamentos israelenses nos territórios ocupados, junto com o estabelecimento de uma força internacional de pacificação.

A Arábia Saudita já advertiu os EUA de que não permitirá o uso de suas bases militares em seu território, caso lancem uma ação militar contra o Iraque. A Casa Branca intensificou, nos últimos dois meses, sua retórica contra este país, e em Washington há muitas especulações sobre os diferentes planos para uma ação militar destinada a derrubar o presidente iraquiano, Saddam Hussein.

Bush reiterou esta semana que o fim do regime de Saddam Hussein trará benefícios a todo mundo, embora tenha se mantido incógnito sobre seus planos militares.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;