Setecidades Titulo
Polícia frustra tentativa de fuga em São Bernardo
Sérgio Vinícius e Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
18/02/2001 | 19:41
Compartilhar notícia


Duas tentativas de fuga nas cadeias da região. No caso mais grave, durante a madrugada de domingo, 27 presos da Cadeia Pública de São Bernardo foram recapturados depois de fugirem por um túnel que ligava uma cela ao pátio do Ciretran, ao lado do prédio. Em Mauá, foram encontrados um buraco na parede e um túnel iniciado em uma das celas, mas nenhum preso conseguiu fugir. O diretor da cadeia de São Bernardo, Adalberto Henrique Barbosa, acredita que as tentativas de fuga em massa sejam conseqüência do anúncio da interdição da cadeia de São Bernardo, na quinta-feira.

A partir dessa semana, os presos devem começar a ser retirados de São Bernardo. Os presos condenados da região vão para as penitenciárias e os que ainda não foram julgados serão distribuídos para as cadeias do ABC. “Essa redistribuição deve gerar outras tentativas de fuga, uma vez que os detentos não querem ser remanejados para presídios de maior segurança e vêem, agora, suas últimas chances de escaparem da prisão”, explicou o diretor da cadeia.

A fuga da madrugada de domingo em São Bernardo estava toda programada. Quatro pessoas já esperavam pelos presos em uma kombi na rua dos Vianas. Os presos escaparam pelo túnel aberto no pátio do Ciretran aproximadamente às 3h. Meia hora depois, guardas da Polícia Militar e do Garra, que estavam de plantão no local, notaram a movimentação no pátio e surpreenderam 12 detentos que acabavam de sair do túnel de 15 m de extensão, com 90 cm de diâmetro.

Os policiais flagraram outros 15 fugitivos na Kombi, que com as quatro pessoas, entre elas uma adolescente de 17 anos, esperavam pelo restante dos detentos. Com eles foram encontradas diversas armas, celulares e uma caderneta, com algumas informações sobre o plano de fuga.

Os fugitivos voltaram para a cadeia. Os três homens que ajudavam a fuga também foram presos em flagrante. A adolescente que também fazia parte do grupo foi encaminhada ao Centro de Custódia de Menores. Como a contagem será feita apenas nesta segunda-feira, a polícia ainda não sabe se algum preso conseguiu escapar.

Mauá – Na cadeia pública de Mauá foi encontrado na tarde de sábado um buraco com uma área de 50 cm de diâmetro na parede da ala que dá acesso ao pátio externo. Acredita-se que a abertura tenha sido feita durante o banho de sol dos presos, mas não houve nenhuma fuga. Na mesma cadeia havia sido encontrado na sexta-feira um túnel iniciado no chão de uma das celas.

O delegado Roque Randal Fodra não acredita que as tentativas de fuga estejam relacionadas com o futuro remanejamento de presos. “Os problemas aqui são a lotação e a fragilidade física das instalações. O prédio tem cerca de 40 anos, é velho, e as paredes são feitas de tijolo de barro.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;