Política Titulo
Admir Ferro quer direito de resposta na Câmara
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
23/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


O vereador de São Bernardo Admir Ferro (PSDB) quer mudar o Regimento Interno da Casa para garantir direito de resposta aos pares. Projeto de lei do tucano que tramita no Legislativo visa aplicar o disposto no inciso 5 do artigo 5º da Constituição Federal.

A Carta Magna assegura o direito de resposta proporcional a qualquer ofensa. As regras internas da Câmara, porém, em seu inciso 10 do artigo 146, prevê o uso da palavra por apenas um vereador, sem debates, em qualquer parte da sessão, para tratar de assunto urgente e de interesse público, desde que aprovado pelo plenário.

Segundo a matéria de Admir Ferro, um outro parlamentar teria direito a falar na tribuna, pelo período de cinco minutos, respondendo às colocações de quem, porventura, discorra sobre assuntos inverídicos ou ofensivos.

As ásperas discussões protagonizadas por governistas e oposicionistas atualmente não foram a fonte de inspiração do tucano ao protocolizar "a propositura aperfeiçoadora". A peça havia sido apresentada pelo ex-vereador Lenildo Magdalena (PSB), mas "por circunstâncias que desconhecemos" foi arquivado sem ser votado.

O projeto está na Ordem do Dia há quatro sessões, mas diante da entrada de propostas de urgência ainda não foi apreciado.

Salão nobre - Outra matéria presente na pauta há pelo menos um mês à espera de votação é o projeto do presidente da Câmara, Otávio Manente (PPS). A propositura dispõe sobre novas normas para uso do Salão Nobre da Casa, acrescentando um inciso na resolução 2.453, de março de 2007.

O popular-socialista objetiva ampliar o uso do espaço para eventos, reuniões e assembleias de entidades de relevância pública ou social. "Recebemos muitas autoridades no Legislativo, mas o salão tem utilidade restrita."

Recentemente, a Polícia Militar solicitou o espaço para uma solenidade, porém não obteve êxito. "Vamos reformular esse processo, com maior abertura à sociedade", observou Manente, ao garantir que os pedidos, tanto da base de sustentação do governo como da oposição, serão colocados em pauta para autorização do plenário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;