Economia Titulo
TOTVS compra Datasul e deve deter 40% do setor de ERP
23/07/2008 | 07:18
Compartilhar notícia


A incorporação da Datasul pela TOTVS, se concretizada, formará uma empresa com 40% do mercado de sistemas de gestão empresarial (ERP, na sigla em inglês). Especialistas são unânimes em dizer que o grupo estará preparado para ampliar presença entre as médias empresas.

A dúvida é se a nova fornecedora será forte o bastante para diluir o poderio de companhias de software estrangeiras, como SAP e Oracle, que têm a seu favor os acordos globais selados com multinacionais. As duas empresas disseram que não vão se pronunciar nesse momento.

O professor da FGV-Eaesp (Fundação Getulio Vargas/ Escola de Administração de Empresas) de São Paulo, Fernando Meirelles, acredita que a união entre TOTVS e Datasul não só dará músculos para buscar as grandes corporações, como induzirá gigantes à mudança de comportamento.

Para não perder mercado, a alemã SAP, que atua quase absoluta entre as companhia de grande porte, terá de buscar clientes entre empresas menores, avalia o acadêmico. Principalmente agora que a gigante Microsoft está avançando, com o Dynamics NAV, sobre o segmento empresarial. "A batalha, que estava centrada entre as companhias de grande porte, desce alguns degraus", opina.

O diretor de ASM Consulting, Bruno Rossi, tem opinião diferente e acha que a operação levará TOTVS e Datasul a conquistar mais terreno entre as médias empresas, com faturamento entre R$ 60 milhões e R$ 300 milhões. "Entre as maiores empresas, há muitos clientes multinacionais, que firmam contratos globais para suas unidades ao redor do mundo. A maior parte das implementações foi feita em meados da década de 1990 e já está muito arraigada: a migração não é simples", opina.

Conforme a 19ª Pesquisa Anual da FGV-Eaesp, que versa sobre o mercado de informática e foi divulgada em abril, a TOTVS lidera o fornecimento de sistemas de ERP, com 24% do mercado. Na seqüência estão SAP (23%), Oracle (17%) e Datasul (24%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;