Memória Titulo
Da política municipal aos militares
Ademir Medici
05/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Chegamos ao fim da Semana Irmãos Sarti, com um gosto de ‘quero mais’. E como fizemos na gravação com os irmãos Sarti – veja no DGABC TV, em www.dgabc.com.br – encaminhamos a conversa para a política.
Teo e Marcelo Sarti falam sobre política sem papas na língua:
Havia uma guerra política em São Bernardo, Lauro Gomes contra Tereza Delta, do laurismo e do terezismo.
Lauro criou Aldino Pinotti, que depois seguiu por caminhos próprios, surgindo o pinotismo.
Viramos amigos do Mauricio de Castro, filho da Tereza Delta. Mauricio, uma pessoa maravilhosa. Aprendemos muito com ele.
Lenildo Magdalena, vereador, laurista, em cima do caminhão, era o último a discursar. Lauro fazia questão que isso acontecesse. Quando Lenildo falava, empolgava.

E hoje, os rumos da política? O que pensam os irmãos Sarti?
Teo – A estrutura política do País está precária. Estou quase desistindo de ler jornal. A coisa vai de mal a pior. Falta alguém de pulso, com bastante hombridade para assumir.
Marcelo – Eu sou mais radical. Acho que está na hora de um homem que usa farda verde tomar conta. A população está mais preocupada com o futebol e quanto foi pago pelo Neymar. São 14 milhões de pessoas desempregadas e, destas, 4 milhões que não têm o que comer. Aumentam os assaltos. A fome leva a uma situação muito perigosa.
Marcelo Sarti, analista político. Que bate duro. Querem mais? Acessem o Facebook Sarti Marcelo.

OS SARTI
Constante Sarti (Monte Azul Paulista, 23-3-1918 – São Bernardo 20-8-2001).
Gilda de Sá e Sarti (Garça, SP, 11-3-1917 – São Bernardo, 10-5-2008).
Constante e Gilda casaram-se em Garça, em 1943.
Francisco Teófilo de Sá e Sarti (São Paulo, 19-11-1944). Funcionário público aposentado. Hoje, sócio da Contábil Armani Sarti e Silveira Ltda.
Marcelo de Sá e Sarti (São Paulo, 28-7-1946). Metalúrgico aposentado, com 31 anos de Volkswagen – entrou com mensageiro, saiu como executivo; hoje, analista político.
Paulo Augusto de Sá e Sarti (São Paulo, 13-8-1948 – 21-2-2001).
Pedro Paschoal de Sá e Sarti (São Bernardo, 29-6-1956). Vendedor.
Constante Sarti é nome de passarela no km 28,4 da Via Anchieta, projeto do então deputado Orlando Morando.

Diário há 30 anos
Domingo, 4 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6564
Grande ABC – Favelas crescem com deficit habitacional; tristeza marca o Dia Mundial do Habitat. Reportagem: Lucia Faria.
Economia – Abertura de indústrias supera 1986.
Memória – Focalizada, neste espaço, a Rua Jorge Tibiriçá, no Centro Alto de Ribeirão Pires. A memória arquitetônica passa por aqui, com casas e sobrados do início do século 20, tombados pelo município. Em destaque, na foto de João Colovatti, um sobradinho da Rua Jorge Tibiriçá, esquina com a Rubião Junior.
Cultura – Uma entrevista com o professor Antonio Perez, coordenador do Centro de Pesquisa do Folclore de São Bernardo. Luciano Vicioni fotografa uma sala destinada para santos do Candomblé. Título da reportagem: folclore como espelho do presente.

Em 5 de outubro de...
1917 – Nicolau Antonio Arnoni inicia temporada em Poços de Caldas, em tratamento da saúde. Por isso, desiste de ser procurador de Antonio Queiroz dos Santos em propriedades entre Rio Grande (da Serra) e Campo Grande, em Paranapiacaba.
Nota –Arnoni, com descendentes na região, retornaria e aqui criaria o semanário Folha do Povo, no crepúsculo da República Velha. Anteriormente, foi correspondente em Ribeirão Pires do Correio Paulistano.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a destruição de submarinos alemães.
1942 – Ruas do bairro Jardim, em Santo André, ganham novos nomes.
1952 – Padre Renato Angelucci (depois cônego e monsenhor), primeiro vigário de Utinga, chega ao bairro. Ali permaneceu até 1983.
1982 – Inaugurada a nova agência de Correios em São Bernardo, na Avenida Faria Lima.
Morre o professor Paulo Teixeira de Camargo, fundador e primeiro diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo.

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 5 de outubro:
No Pará, Canaã dos Carajás
Em Alagoas, Estrela de Alagoas e Paripueira
Na Bahia, Itamaraju
Em Goiás, Jandaia, Pilar de Goiás e Silvânia
Em Tocantins, Juarina e Novo Alegre
Em Minas Gerais, Piranga

Estados – Hoje é feriado no Amapá, Roraima e Tocantins, que celebram seus aniversários de elevação a Estados, fato ocorrido em 1988 com a promulgação da Constituição atual.
Fonte: IBGE

Santos do Dia
São Benedito (Sicília, Itália, 1426-1589). Religioso exemplar e humilde. Atendia a consultas das pessoas que o procuravam para pedir conselhos e orientação segura. Concluído seu período como superior de um convento franciscano de Palermo, retornou com naturalidade para a cozinha e reassumiu com alegria as funções modestas que antes desempenhara. Foi canonizado em 1807. É um dos padroeiros de Palermo. Em outros países a sua festa é celebrada em 4 de abril.
No Grande ABC há uma paróquia dedicada a São Benedito, no bairro dos Casa, em São Bernardo; e uma capela, no Parque das Américas, em Mauá.
Faustina
Flávia
Bv. Francisco Xavier Sellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;