Economia Titulo Oportunidade
Feira concentra vagas para primeiro emprego e temporárias para vendas

Evento no Atrium reúne mais chances que exigem menor qualificação

Flavia Kurotori
Especial para o Diário
29/09/2017 | 07:04
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


No primeiro dia da quarta edição da Feira de Qualificação Profissional e Primeiro Emprego do ABC, as cerca de 1.000 vagas encontradas pelos visitantes eram, em sua maioria, voltadas a estágio, primeiro emprego e contratação temporária para o fim do ano, com foco em comércio e serviços. O evento, parceria do Atrium Shopping, em Santo André, com a Agência de Desenvolvimento do Grande ABC e a Rede de Gestores de Recursos Humanos do ABC, se estende hoje até as 17h.

“São muitas oportunidades. Eu verei em qual delas me adequo mais e deixarei meus currículos”, comentou o estudante Gabriel Cunha, 18 anos, que estava em busca de estágio na área de informática, sua formação técnica. “Eles querem pessoas com experiência e, às vezes, não dão oportunidade para quem não tem, mesmo você cursando a área”, lamentou Thaís Arrieta, 18, que procura estágio em Administração.

Quanto às vagas temporárias disponíveis, elas não requerem alta qualificação, tais como vendedor, atendente, recepcionista e subgerente. Desempregada há três meses, Maria Gabriele Santos, 17, conta que precisa de um emprego, mas lamenta que “está difícil”.

“Às vezes, as pessoas confundem não exigir experiência com não exigir nada. Muitas vagas não pedem experiência anterior, como em comércio, onde o trabalho será com atendimento a clientes. São requeridas noção de informática, boa comunicação e saber lidar com o público”, avalia Priscila Fais, diretora da Agência Escola. Marcelo Dantas, coordenador da rede de gestores concorda e complementa que a qualificação deve ser constante.

“Estando empregado, você tem recursos necessários para se desenvolver. Aprendizado é sempre bom e nunca é tarde para isso. Procuro sempre me qualificar. O problema é que quando você está desempregado tem que economizar, principalmente quando se é pai de família”, pontua Fábio Souza, 37, que busca posto na área de qualidade e logística.

Dantas lembra que algumas empresas estão captando currículos para contratar em novembro. “Estão aguardando pela flexibilização das leis trabalhistas e do trabalho intermitente”, diz, referindo-se à reforma trabalhista.

COM DEFICIÊNCIA - Hoje, das 9h às 16h, a CTR (Central de Trabalho e Renda) de São Bernardo reúne 15 estandes com 330 postos voltados a pessoas com deficiência. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;