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Sem descartar novas reformas, Grand Plaza completa 20 anos

Inaugurado em 1997, centro de compras
de Santo André foi o quinto do Grande ABC

Flavia Kurotori
Especial para o Diário
23/09/2017 | 07:06
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Ari Paleta/DGABC


O Grand Plaza Shopping completa 20 anos hoje. Inaugurado de 1997, sob o nome de ABC Plaza Shopping, o centro de compras andreense foi o quinto da região, que já contava com o Shopping Metrópole (1980), o Best (1987) e o Golden Shopping (1988) em São Bernardo, além do Shopping ABC (1987), em Santo André. Desses, porém, apenas três operam ininterruptamente até os dias atuais, já que o Best encerrou as atividades em 1999 e, o Golden, fechou em 2007 e reabriu como Golden Square em 2013.

Com duas décadas de estrada, o Grand Plaza não descarta atualizações. Embora informações sobre planos de expansão não possam ser antecipadas, pois o estabelecimento está ligado à Cyrela Commercial Properties, que possui capital aberto (com ações na bolsa de valores), o superintendente Marcelo Krob afirma que reformas, por exemplo na área do cinema, não estão descartadas. “Temos conversado com a Cinemark sobre a possibilidade de melhorias para que possamos reinvestir na parceria”, comenta ele, ao reconhecer aumento da concorrência com a abertura do Atrium Shopping, em 2013, na mesma cidade – que também conta com a oferta da rede de cinemas, só que com salas mais modernas.

A andreense Flávia Coyado, 46 anos, frequenta o complexo desde sua abertura. “Gosto muito dele porque é perto da estação (rodoferroviária) e tem fácil acesso”, conta. Ela comenta, porém, que gostaria que o cinema fosse reformado. “As cadeiras são retas, e não em formato de estádio, o que dificulta a visão.”

Por ora, para fazer frente aos demais oito shoppings da região, Krob defende que o centro reúne ampla gama de serviços, desde local para tirar xerox ou contratar seguro até dois espaços voltados à alimentação e importantes lojas âncoras, como C&A (presente desde o início) e Hipermercado Extra.

É válido lembrar que, no ano seguinte à sua estreia, o Mauá Plaza Shopping abriu as portas e, em 2011, foi a vez do ParkShopping São Caetano, seguido pelo São Bernardo Plaza (2012), pelo Atrium e pelo Golden Square (ambos em 2013).

Com a mudança de nome em 2010, o Grand Plaza passou por processo de expansão de 9.000 m² em 2012, quando acrescentou estacionamento coberto, bulevar gastronômico e 100 lojas – dentre elas as âncoras, até então sem presença no local, Renner, Riachuelo e Fast Shop. Hoje, são 72 mil m² de área construída, 300 lojas e 4.000 funcionários (administração, lojistas e prestadores de serviço).

Celina Paz Chikvi, 62, proprietária da loja de roupas infantis Tibiko, no shopping há 15 anos, avalia que os clientes são fiéis e acolhedores. “Não saio daqui”, afirma. “Temos flexibilidade para negociar desde aluguel a problema na fachada.” Conception Diaz Rodrigues, 59, dona da Conception Lingerie presente no complexo pelo mesmo tempo, também não abre mão dele. “Tenho clientes que chegam, cumprimentam e perguntam da família. Já criamos afinidade.”

Thiago Belocci, 31, gerente da loja de calçados American Shoes, há 20 anos no local, observa que outro diferencial é o tíquete médio maior que o de outras lojas da rede no Grande ABC. “Aqui vendemos mais.”

Aos lojistas, a localização do Grand Plaza é forte diferencial. Por mês, são recebidos 1,5 milhão de visitantes, o dobro da expectativa quando abriu as portas, de 740 mil.

Para celebrar, serão sorteadas 20 viagens a cada R$ 250 em compras, até dia 1º. 




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