Cultura & Lazer Titulo São Paulo
Dia do Violão na música popular brasileira é comemorado hoje

Assembleia Legislativa celebra data com participação de Robson Miguel

Vanessa Soares Oliveira
22/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Quase ninguém sabe, mas o Dia Estadual do Violão na Música Popular Brasileira é comemorado hoje, com base na lei 16.420 (19 de maio de 2017) de autoria do violonista Robson Miguel, secretário adjunto de Cultura de Ribeirão Pires, e do deputado estadual Carlos Gianazzi. É a primeira vez que um instrumento musical tem seu dia instituído por lei. A data foi escolhida para marcar o dia de nascimento de Dilermando Reis (1916 -1977), violonista e compositor brasileiro, considerado um dos mais influentes do Brasil.

E para celebrar, a Assembleia Legislativa de São Paulo marcou evento que será realizado hoje, das 15h às 19h, no Plenário José Bonifácio. A entrada é gratuita. “A ideia, que teve aprovação unânime, surgiu não só porque sou violonista, mas porque o instrumento acompanhou a evolução do homem”, conta Robson.

Participarão amantes da música, violonistas profissionais e amadores, maestros e artistas, entre eles o próprio Robson Miguel, além do italiano Diego Salvetti, multi-instrumentista Russo, Grupo Pura Amizade, Max Pianura e índia We’e’ena Miguel. Também está prevista a exibição do documentário O Violonista Brasileiro Dilermando Reis, além de palestras musicadas e recital de poesias.

O objetivo é destacar o violão como o instrumento mais popular do mundo, além de reforçar a importância do ensino efetivo da música nas escolas de Educação Básica. Apesar da lei 11.769 (18 de agosto de 2008) existir não é colocada em prática. “Não se cumpre por falta de professores especializados. Vamos lutar amanhã para que isso mude. É uma vergonha o mundo estudar nossa musicalidade e nós não”, encerra.

> Dia Estadual do Violão na Música Popular Brasileira. Assembleia Legislativa de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, 201. A partir das 15h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;