Setecidades Titulo Educação
Região ganha pós voltada a políticos

Curso de lato sensu, com duração de dois anos, será ofertado pela USCS a partir do dia 21 de outubro; primeira turma terá até 30 alunos

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
14/09/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Preparar pessoas para executarem uma nova política. Esse é o objetivo do curso de pós-graduação lato sensu Direção Estratégica e Governo, da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), em parceria com o Instituto Carlos Matus de Ciências e Técnicas de Governo, anunciado ontem. As inscrições estão abertas no site (www.posuscs.com.br) para o preenchimento de 30 vagas e as aulas terão início no dia 21 de outubro. Com dois anos de duração (aulas quinzenais, somente aos sábados, em período integral), o curso pode ser pago em 24 parcelas de R$ 690.

A matriz curricular será dividida em cinco módulos: modernização e reforma da gestão pública; planejamento estratégico moderno; sistemas de direção estratégica; gestão e resultados; e trabalho de conclusão de curso.

“Se a gente conseguir montar essa turma é um ganho para a região, no sentido de disponibilizar grupo de pessoas para fortalecer a questão de aplicar as práticas de boas gestões públicas. Ainda se faz política olhando com as técnicas antigas e a nossa proposta é atualizar essas práticas e fazer uma nova política a partir desse novo ambiente, que exige uma nova postura”, falou o reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi.

O presidente do Instituto Carlos Matus de Ciências e Técnicas de Governo, Aristogiton Moura, ressaltou que o conteúdo do curso é abrangente. “As ferramentas são para políticas partidária, governamental, social e até empresarial, porque as empresas hoje estão se vendo obrigadas a entrar no ambiente político.”

Com cenário político cada vez mais fragilizado e a área desacreditada por boa parte da pessoas, o coordenador do curso e professor de Administração da USCS, Joaquim Celso Freire, salienta que a pós-graduação voltada ao tema tem o intuito de “resgatar o real significado da política”. “Que é ter a política e o político como algo e alguém que operem no sentido de transformar a sociedade e a vida em uma coisa melhor. As relações da sociedade com a política precisam ser resgatadas como uma coisa que constrói, transforma”, disse. O conteúdo levará a entender a realidade do gestor, da sua cidade, seus problemas e como encontrar soluções participativas. Hoje há planejamento, só que ele pode ser melhorado e interagir mais com a sociedade”, concluiu.

 

GRADUAÇÃO

A partir de segunda-feira, a USCS abre as inscrições para o vestibular 2018. Além dos mais de 30 cursos já oferecidos pela universidade, outros três entrarão para a lista: Odontologia; Arquitetura e Urbanismo; e Jogos Digitais.

As inscrições vão até 6 de dezembro pelo site da USCS (www.uscs.edu.br) e, presencialmente, no campus Barcelona (Avenida Goiás, 3.400). A prova acontece no mesmo local, no dia 10 de dezembro. O valor da inscrição é R$ 50, no entanto, hoje, amanhã e sábado, a inscrição pode ser realizada gratuitamente na Feira Guia do Estudante 2017, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre 9h e 20h. A USCS estará presente integrando o estande da Aimes-SP (Associação das Instituições Municipais do Estado de São Paulo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;