Internacional Titulo
EUA: cidade que perdeu sistema de água devido ao Harvey tenta restaurar serviço
02/09/2017 | 20:24
Compartilhar notícia


A cidade de Beaumont, no Texas, que perdeu seu sistema de água potável devido ao furacão Harvey, que depois se transformou em tempestade, lutava neste sábado para restaurar o serviço. Em Crosby, também no Texas, bombeiros monitoravam uma planta química danificada que já teve duas ocorrências de explosões e incêndios desde que o Harvey atingiu o Texas há mais de uma semana.

Oficiais de Beaumont, com população de quase 120 mil habitantes, trabalhavam para reparar a estação de tratamento de água, que falhou depois que o rio Neches inundou o sistema de admissão principal e as bombas de reserva falharam. O Corpo de Engenheiros do Exército enviou novas bombas, e uma equipe da ExxonMobil construiu e instalou um tubo de entrada temporário em um esforço para recarregar um reservatório da cidade. A Exxon possui uma refinaria e plantas químicas em Beaumont.

Em Crosby, nos arredores de Houston, as autoridades continuavam monitorando a planta da Arkema, onde três estruturas com compostos altamente instáveis pegaram fogo nos últimos dias. Uma porta-voz dos Bombeiros do condado de Harris disse que não havia incêndios ativos na instalação, mas seis outras estruturas estavam sendo monitoradas.

Enquanto isso, a cidade de Houston começou a enterrar seus mortos e a tomar medidas para a longa recuperação à frente. O distrito escolar disse que até 12 mil alunos seriam enviados para diferentes escolas por causa de prédios danificados por inundações. A estimativa é de que as inundações provocadas pelo Harvey tenham danificado pelo menos 156 mil moradias no condado de Harris, que inclui Houston, a quarta maior cidade do país.

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu aos legisladores US$ 7,9 bilhões para os esforços de alívio e recuperação após a passagem do Harvey - um pedido que deverá ser aprovado rapidamente pelo Congresso, que retorna ao trabalho na terça-feira após as férias de verão no Hemisfério Norte.

A tempestade provocou pelo menos 43 mortes. Além disso, autoridades da comunidade de New Waverly, ao norte de Houston, disseram que um bebê de 6 meses estava desaparecido e era dado como morto depois de ter sido arrancado dos braços de seus pais e levado por inundações quando a família abandonou a sua caminhonete no último domingo, segundo o jornal Houston Chronicle.

O Harvey atingiu os EUA no dia 25 de agosto como um furacão da categoria 4, depois voltou para o mar e ficou na costa como uma tempestade tropical por dias. A tempestade trouxe

cinco dias consecutivos de chuva, com o acumulado totalizando cerca de 1,3 metro em um dos pontos de medição, sendo a mais forte já registrada nos EUA. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;