Esportes Titulo
Ferrari anuncia estréia do novo carro no próximo GP
Do Diário OnLine
Com AFP
30/03/2005 | 17:02
Compartilhar notícia


Diante da pressão de Michael Schumacher, frustrado por um início de campeonato não condizente com sua posição de heptacampeão mundial, a Ferrari decidiu lançar no próximo domingo em no GP de Barein o F2005, novo carro da escuderia italiana, mesmo não tendo tido tempo para comprovar a confiabilidade do novo modelo.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da Ferrari, Jean Todt, que garantiu que o novo carro “estará na pista na próxima corrida”. As previsões anteriores davam conta de que o lançamento do modelo F2005 seria apenas na quinta corrida da temporada - o Grande Prêmio da Espanha.

Até agora o time italiano contava com o F2004M, o modelo modificado que dominou o campeonato de 2004 ao ganhar 15 das 18 provas disputadas. Mas a escuderia se vê obrigada a lançar logo o novo carro para tentar acabar com os maus resultados. "A temporada é muito longa e esta é a razão pela qual pensamos em apresentar o F2005 mais tarde, como melhor solução", afirmava o diretor-técnico da Ferrari, Ross Brawn, ao mostrar o novo modelo, em fevereiro.

O suspense não resistiu a dois fracassos. No ano passado, nesta mesma época, o time italiano já somava 33 pontos. Em 2005, a Ferrari está na quarta colocação no mundial de Construtores, com 10 pontos (os oito de Rubens Barrichello em Melbourne e os dois de Schumacher em Sepang), enquanto a líder Renault soma 26.

Apesar de ter seu lançamento adiantado, Todt destacou que "os testes realizados confirmaram o potencial do novo carro". "Alegra-me enormemente a decisão de usar o novo carro na próxima corrida. Já a partir das primeiras voltas tive excelentes sensações", afirmou o heptacampeão mundial Schumacher.

"Com o F2005, podemos enfrentar de verdade os nossos adversários", assegurou Rubinho, acrescentando que o novo modelo é "particularmente excepcional" nas curvas de grande velocidade.

Mas duas interrogações vêm esfriar o entusiasmo geral: a confiabilidade do motor e a eficácia dos pneus Bridgestone.

É certo que o F2005 é um segundo mais rápido que o F2004M, mas, de acordo com Brawn, é necessário que o motor agüente a distância. Em seu primeiro teste, no último dia 22 de março, Barrichello teve que cortar o contato depois de 495 km devido a problemas no motor. Pelo novo regulamento, o motor deve suportar pelo menos dois grandes prêmios seguidos.

Em relação aos pneus, o forte calor de Sepang evidenciou a lentidão da Bridgestone, que equipa apenas a Ferrari. Nem os pilotos nem Todt quiseram criticar publicamente o fabricante japonês pelos maus resultados deste início de temporada, mas fica claro que resultados ruis suscitarão uma caça as bruxas na equipe.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;