Questão de Emprego Titulo Carreira
Flexibilidade
Vanessa Aguiar
Gerente de divisão da empresa de recrutamento Robert Half
15/08/2017 | 07:01
Compartilhar notícia


1 – Por que algumas empresas têm sido flexíveis quanto a horário e local de trabalho?
Basicamente porque horários rígidos e obrigatoriedade de estar presente fisicamente no escritório vêm causando cada vez mais incômodo aos profissionais. Pessoas de diferentes idades não veem muito sentido em ter que seguir os ponteiros do relógio ao invés de serem cobradas por produtividade.

2 – Quais as vantagens da flexibilidade?
Em geral, os profissionais que trabalham em um ambiente flexível ganham em qualidade de vida, pois têm maiores chances de equilibrar suas vidas pessoal e profissional. Para as empresas, o ganho se reflete em maior produtividade, motivação e criatividade na entrega dos trabalhos, tendo em vista a tendência de elevação da qualidade de vida do colaborador. Além disso, crescem as chances de retenção desse profissional.

3 – Diante dessa flexibilidade, quais cuidados o profissional deve ter?
O principal é garantir ou elevar o nível de qualidade do trabalho executado. Também é preciso ter boa dose de comprometimento, foco, disciplina, autogestão e organização para cumprir as metas estabelecidas.

4 – Quais são os modelos de flexibilidade mais adotados no Brasil?
Algumas empresas, por exemplo, estabelecem como horário de entrada o período entre 8h e 10h, desde que se cumpra a jornada combinada de horas diárias. Já outras são adeptas de banco de horas, principalmente aquelas cujas demandas são guiadas pela sazonalidade do mercado.

5 – Como posso conseguir flexibilidade no trabalho?
Nem todos os ramos de negócio ou funções permitem muita flexibilidade. Porém, a recomendação é que você tenha conversa com seu gestor direto para explicar a forma de trabalho que contribuiria para sua produtividade e tentar entender quais são as possibilidades de ter esse benefício diante da cultura da empresa. Mas, antes, faça uma autoavaliação para entender se tem o perfil para se beneficiar de flexibilidade. A necessidade de autogestão cresce na medida em que a liberdade aumenta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;