Economia Titulo
Obras de shopping permanecem paradas
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
30/09/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Enquanto a obra do Golden Square Shopping, em São Bernardo, permanece estagnada há oito meses, devido à saída da construtora sócia no projeto da gestora de investimentos imobiliários Squarestone Brasil, a concorrente BR Malls protocolará em 30 na Prefeitura o projeto do São Bernardo Plaza Shopping, localizado em Ferrazópolis.

A equipe do Diário apurou que o projeto da BR Malls - administradora do andreense Shopping ABC - com a Construtora São José está na fase final. O empreendimento na Avenida Rotary tem inauguração prevista para setembro de 2012.

O público-alvo do São Bernardo Plaza Shopping serão os consumidores das classes B e C. Mesmo sem ter aberto a comercialização, as redes varejistas estão de olho no potencial do novo centro de compras. As primeiras intervenções no antigo terreno da Whirlpool (dona da marca Brastemp) começaram. Os galpões já foram derrubados e diversos caminhões entram e saem do terreno constantemente.

De acordo com informações da BR Malls divulgadas ao mercado, a área comprada tem 105 mil metros quadrados, sendo que o centro de compras terá inicialmente 35 mil m² de ABL (Área Bruta Locável). Serão 224 lojas no divididas em três pisos na primeira etapa. Procurada, a empresa não se manifestou sobre o projeto.

A localização da área é estratégica, devido a proximidade com loja do Walmart e do Center Castilho, tendo potencial para desenvolvimento de um complexo de comércio e serviços.

Recentemente a BR Malls ampliou a participação no terreno - que até fevereiro pertencia à concorrente General Shopping Brasil - de 51% para 60%. No Shopping ABC, administrado há três pela companhia, sua fatia avançou de 0,60% para 1,3%. O complexo de 272 lojas recebe em média 12,3 milhões de pessoas por ano.

IMPASSE
Fontes ligadas à gestora britânica de fundos de investimentos imobiliários Squarestone, afirmaram a parceria entre a empresa e a Construtora São José foi rompida após desentendimentos. A multinacional, que comprou a participação da antiga sócia, está fazendo uma licitação para escolher a nova responsável pela obra do complexo que abrigará 184 lojas.

"A relação entre a Squarestone e seus parceiros no projeto do Golden Square não é das melhores. Desde que a obra foi paralisada, a comercialização de espaços também parou", afirma uma fonte. A empresa foi procurada, mas não retornou contato até o fechamento desta edição. A obra deve ser retomada até o fim deste ano. A São José, ex- sócia da Squarestone no shopping Golden, é a parceira da BR Malls no complexo de Ferrazópolis.


Lojistas dizem que prazo de entrega será em outubro de 2011

O Golden Square Shopping, em São Bernardo, deverá ser entregue aos lojistas em outubro de 2011, segundo investidores ouvidos pela equipe do Diário. Os varejistas foram avisados pela administradora Squarestone Brasil que as obras estavam paradas devido o rompimento com a sócia Construtora São José, até então responsável pelas obras do complexo.

"Três meses depois que adquiri uma área no shopping as obras pararam. A empresa tem prazo até outubro do ano que vem para entregar o shopping, para instalarmos a loja no período de um mês e meio ou dois", relata um franqueado do setor de perfumaria e cosméticos. Se o contrato não for cumprido, a Squarestone estará sujeita a pagar multa.

O empreendimento, que consumirá verba de aproximadamente R$ 240 milhões. A estrutura do Golden Square Shopping vai comportar seis salas de exibição do Cinemark, quatro âncoras, 14 megastores, 166 lojas satélites.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;