Questão de Emprego Titulo Carreira
Sucessão
Vanessa Aguiar
Gerente de divisão da Robert Half
01/08/2017 | 07:19
Compartilhar notícia


1) Líder bom é aquele insubstituível?

R - Não. Nenhum profissional do mercado é insubstituível. Líder bom é aquele que sai de férias e as atividades do departamento continuam fluindo sem que ninguém sinta a falta dele, porque ele tem a preocupação constante de investir na formação e independência da sua equipe.

2) Como o colaborador pode demonstrar que está pronto para assumir um novo cargo?

R - Assim como o líder deve pensar na formação de sucessores, os colaboradores interessados em assumir uma nova função precisam se mostrar aptos para novos desafios também. O profissional deve manter-se ativo e interessado pelo trabalho, entregar os resultados estabelecidos, relacionar-se bem com a equipe e os demais integrantes da empresa, preocupar-se com os negócios e desenvolver constantemente suas habilidades técnicas e comportamentais. Atitudes como estas colocarão o colaborador no radar da liderança para possíveis promoções.

3) Como identificar potenciais líderes para suceder um cargo?

R - O ideal é que, para cargos-chave, aqueles importantes para o bom andamento dos negócios, haja um mapeamento contínuo, minimizando assim as chances de erro caso uma substituição emergencial seja necessária. Abaixo menciono quatro dicas para tornar o processo mais fácil:

* Identifique na equipe quem possui competências que estão alinhadas com os valores e a cultura da empresa;
* Avalie a força de vontade do colaborador, o interesse em aprender, a facilidade de trabalhar em equipe e a capacidade para a entrega de resultados;
* Escolha pelo menos dois possíveis sucessores para poder escolher com mais assertividade
* Dentro de um projeto específico, delegue algumas tarefas da função-chave a possíveis sucessores e avalie o desempenho desse profissionais.

4) Como lidar com a saída de um colaborador da equipe?

R- Embora a saída de um profissional da equipe possa gerar impactos negativos na rotina, ela sempre deve ser encarada como uma oportunidade de oxigenar as ideias do grupo, lembrando que contraproposta não traz benefícios reais a nenhuma das partes. Para minimizar os prejuízos nesses momentos de transição, é importante que os gestores procurem manter a equipe alinhada, com o cuidado de garantir que cada um conhece a função do outro.

5) A empresa também deve ter um substituto para o cargo de diretor?

R - Com certeza. Até mesmo o diretor pode precisar se ausentar de maneira emergencial ou deixar a empresa em busca de outro desafio no mercado de trabalho, por isso a necessidade da empresa estar preparada para essa saída. Como disse, o processo de mapeamento de talentos deve ser contínuo para que, assim, a escolha possa ser feita com calma e de maneira estratégica, evitando arrependimentos futuros. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;