Política Titulo Geração de emprego
São Caetano aposta no ramo da Saúde para diversificar economia

Prefeito garantiu que não há intenção
em mudar a vocação industrial do município

RAPHAEL ROCHA
Do Diário do Grande ABC
23/07/2017 | 08:13
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Prefeitura de São Caetano busca diversificar a economia da cidade com atração de empresas ligadas à área da Saúde. O governo de José Auricchio Júnior (PSDB) fala até em criar APL (Arranjo Produtivo Local), ambiente vocacionado a uma determinada vertente de produção.

Desde o começo do ano, segundo projeção do prefeito, 12 grandes empresas do ramo da Saúde se instalaram ou encaminharam interesse em se alocar em São Caetano, apostando em cadeira econômica favorável. A expectativa é de geração de 2.430 empregos com a chegada do Hospital São Luiz, Laboratório Fleury, Euroimmun, LBS Laborosa, DL Distribuidora, entre outras empresas.

Auricchio destacou alguns pontos adotados pelo Palácio da Cerâmica para atrair companhias. Uma das principais é a modernização da Vigilância Sanitária, em projeto capitaneado por Danilo Sigolo, chefe da área farmacêutica do setor em São Caetano.

“Isso começou no nosso outro mandato (entre 2005 e 2012), quando trouxemos a Rede D’Or. Isso mostra que valeu e tem trazido esse conceito da Vigilância Sanitária modernizada e dinâmica. Junto a isso há sistema de licenciamento otimizado na Secretaria de Planejamento, ambiente na cidade de desenvolvimento, escolas de Saúde ofertando mão de obra permanente (em especial a Universidade Municipal de São Caetano, que oferece Medicina no currículo)”, discorreu Auricchio. “O município precisa ter crescimento em pequenos espaços e buscar empresas que têm alto valor agregado, verticalizadas e limpas. Estimulando esse ambiente, queremos trazer o Sebrae, criar um APL de Saúde. Seria inédito na região.”

O prefeito garantiu que não há intenção em mudar a vocação industrial de São Caetano – até porque os impostos gerados pela presença da GM (General Motors) no município continuam sendo a principal fonte de receita da Prefeitura. Mas que, no período de crise, se faz necessário pensar em alternativas para geração de empregos e riqueza na cidade.

Sobre o conceito de Vigilância Sanitária modernizada, Auricchio destacou que o objetivo é o poder público acompanhar o processo de instalação de uma empresa no município e não apontar falhas e reparos quando essa companhia já investiu em estrutura para abrir suas portas em São Caetano.

“Vamos criar um site com informações imobiliárias, juntamente com o Sebrae. O empresário que quiser vir (para São Caetano), verá onde está o galpão, o bairro, o aluguel. Vamos mostrar antes de o empresário começar a gastar, indicando tudo o que precisa para a área, para evitar desperdício de tempo e dinheiro. Estamos reativando sistema de licenciamento eletronicamente. Por isso chegamos à conclusão de que o APL pode atrair novas empresas e organiza essa ideia”, comentou o tucano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;