Economia Titulo
Filhos de férias elevam despesas em 8,18%
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
06/07/2011 | 07:25
Compartilhar notícia


Os gastos dos pais aumentam neste período de férias do meio de ano. Seja para ficar em casa, ou para viajar, a média dos preços de produtos e serviços cuja demanda aumenta quando as crianças estão em recesso subiu 8,18%. Enquanto isso, a inflação do período foi mais baixa, com 6,40%.

Os dados são de levantamento do economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio, Vargas André Braz. O período de comparação vai de julho de 2010 até junho.

Para as famílias que optaram por não viajar, as guloseimas ganham destaque no período de férias. E, conforme a pesquisa, o bolo pronto teve a maior inflação no grupo de 24 produtos e serviços. O preço subiu 15,19% no ano. Em seguida aparecem as batatas-fritas, que ficaram mais caras, em média, 11,46% no período. A terceira maior alta de preços, entre os alimentos listados, foi das salsichas e salsichões, que atingiu 10,27%.

Infelizmente o acesso à cultura também ficou mais caro. As entradas de teatro encareceram, em um ano encerrado em junho, 11,12%. Os shows musicais ficaram 7,24% mais pesados para o bolso das famílias, e também superaram a inflação do brasileiro, apontada pelo Índice de Preços ao Consumidor - Brasil, do Ibre/FGV.

VIAGEM - Quem guardou um pouco mais de dinheiro para essas férias e pretende viajar de avião pagará 13,71% a mais pela passagem. A pesquisa pelas melhores estadas deverá ser atenciosa. As diárias dos hotéis pelo País subiram, em média, 12,83%.

A melhor saída está em procurar pacotes com agências de viagem. Os preços das excursões e tours subiram menos que a inflação, com 5,24%. E quem decidiu por visitar parentes distantes, por meio rodoviário, vai pagar acréscimo médio de R$ 2,39% na tarifa de ônibus interurbano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;