Nacional Titulo Hospitais do Rio
Hospitais estaduais do Rio já atenderam 1.650 baleados até junho

Em 2016 foram contabilizados 2,1 mil casos de
atendimento do tipo nos equipamentos do Estado

07/07/2017 | 07:59
Compartilhar notícia
Divulgação


Os hospitais estaduais do Rio atenderam 1.650 baleados até junho. Em todo o ano passado, foram 2,1 mil. Os casos mais recentes são os de Vanessa dos Santos, de 11 anos, morta com um tiro dentro de casa; Samara Gonçalves, de 14 anos, na Baixada Fluminense, baleada na escola; e o do bebê Artur, atingido ainda no útero de sua mãe.

No enterro de Vanessa, parentes e amigos pediram "justiça". O pai, Leandro Matos, lamentou a ação policial. "Sempre foi assim. Nem dentro da sua casa você tem liberdade. Eles (policiais) não batem na porta. O sentimento é de revolta. Não está dando certo. Está morrendo muita gente inocente."

Márcia Jacintho foi ao velório para se solidarizar. Em 2002, o filho dela, à época com 16 anos, foi assassinado por PMs. "Sei a dor da mãe quando perde um filho dessa forma", disse. "Espero que não fique na estatística de bala perdida porque isso é o mesmo que levar morte à família duas vezes."

Governo

Secretário de Segurança Pública do Rio, Roberto Sá disse nesta quinta-feira, 6, que "não há política de confronto", ou seja, que policiais não são orientados a atirar em situações de embate com bandidos. Em maio de 2017, foram 541 mortes violentas, ante 473 no ano passado. " O errado não é o policial que está numa ação e vai ser recebido a tiro. O errado é o criminoso que age com tanta impunidade e com tanto acesso de armas."

À Globonews, ele ainda surpreendeu ao dizer que o nome Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), dado aos destacamentos permanentes em favelas, é equivocado. "Foi um sonho, uma utopia quem achou isso."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;