Economia Titulo
Desemprego cai para o menor nível
27/08/2010 | 07:06
Compartilhar notícia


A taxa de desemprego apurada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nas seis principais regiões metropolitanas do País caiu de 7% em junho para 6,90% em julho, menor nível para meses de julho da série histórica e a segunda menor da série histórica da PME (Pesquisa Mensal de Emprego), iniciada em março de 2002. Segundo Cimar Azeredo, gerente da pesquisa, o total da população ocupada em julho nas seis principais regiões foi de 22 milhões, o maior nível de pessoas com trabalho da série histórica.

De acordo com ele, foram criadas 141 mil vagas entre os meses de junho e julho. Na comparação com julho de 20009, o mês de julho deste ano apresentou acréscimo de 687 mil postos de trabalho. A principal contribuição para esse crescimento veio da indústria de São Paulo, que representa 48% do total da população ocupada nas seis regiões metropolitanas.

"A indústria de São Paulo foi a que mais sofreu com a crise, com a eliminação de postos de trabalho nas fábricas", lembrou o economista, acrescentando que o cenário mostrado pela região metropolitana em julho refletiu basicamente o cenário nacional, tendo em vista o peso da região no cálculo de dados sobre mercado de trabalho. "São Paulo tem um efeito farol: o que acontece ali, acaba por direcionar o cenário nacional. O mercado de trabalho em São Paulo está vigoroso."

A taxa de desemprego em São Paulo recuou de 7,4% para 7,2% de junho para julho. O número de trabalhadores na região metropolitana paulista cresceu 1,1%, no período, para 9,29 milhões - acréscimo de 104 mil vagas. De acordo com Azeredo, na indústria em São Paulo, a população ocupada cresceu 4,1% no mês passado ante o mês anterior, para 1,9 milhão de pessoas, ou seja, adicional de 76 mil vagas.

Em relação aos números totais das seis regiões metropolitanas, ele lembrou que, nos primeiros meses deste ano, o patamar de população ocupada sempre registrava níveis em torno de 21 milhões de pessoas. "Foi a primeira vez, em julho, que atingimos este patamar de 22 milhões", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;