Política Titulo Comunicado interno do Semasa
Frase em jornal estremece relação entre Ajan e Donizeti
Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/07/2017 | 21:32
Compartilhar notícia
DGABC


 Declarações do superintendente do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), Ajan Marques (SD), em jornal interno publicado pela autarquia, bem como e-mail direcionado a integrantes do Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André), estremeceu de vez a relação com a Secretaria de Meio Ambiente, recém-criada no governo e chefiada pelo ex-vereador Donizeti Pereira (PV). Ambos dividem espaços físico e político. Desligamento de diretor de gestão ambiental – ligado ao verde –, em maio, já havia exposto racha.

A fala de Ajan consta no comunicado chamado Nascente. Na publicação, o dirigente do Semasa faz balanço aos funcionários sobre a vinculação técnica da autarquia à Pasta de Meio Ambiente, a partir da reforma administrativa.

Entre as citações, ele frisa que as mudanças têm preocupado servidores, que “estão cheios de dúvidas”. “O Semasa continua a ser autarquia com autonomias financeira e administrativa. Nós somos operacionais. As diretrizes serão acatadas conforme a lei vigente”, disse, ao acrescentar que caberá à superintendência autorizar ou não o desenvolvimento de ações e a contratação de serviços.

O e-mail mencionado, por sua vez, teria sinalizado que o Meio Ambiente não tem poder sobre os técnicos do Semasa, o que irritou Donizeti e aliados. O relato corrobora com as informações de que existe desautorização de ordens a funcionários de ambas as partes. A nomeação de Ricardo Kondratovich, superintendente adjunto, no setor que, teoricamente, estaria atrelado ao verde também marcou indisposição.

Em coluna que trata sobre a instalação da secretaria, Ajan aponta que a Pasta está “provisoriamente na sede na autarquia”, mas que terá nova sede “em breve”. Hoje, parte do Meio Ambiente encontra-se no sétimo andar do prédio, um andar acima da sala do comando do Semasa. Questionada, a Prefeitura sustentou que o local “ainda está em estudo”.

Donizeti pontuou que a publicação é “totalmente desnecessária e fora de contexto”. Para o verde, as declarações criam clima descabido. “A partir do momento que se externa isso nos causa estranheza. É situação de desconforto.”
Ajan não retornou aos contatos da equipe do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;