Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
Hora de cuidar das árvores urbanas
Do Diário do Grande ABC
24/06/2017 | 09:35
Compartilhar notícia


Nos dias de hoje, os espaços verdes em áreas urbanas possuem relação direta com o aumento da qualidade de vida. Isso porque eles são responsáveis por garantir a qualidade do ar, promover o resfriamento das cidades e até contribuir com a redução do índice de enchentes.

No entanto, não basta pensar apenas na plantação de árvores. Mais que isso, é preciso estar atento à questão da manutenção, pois, se por um lado é importante ter cada vez mais áreas verdes compondo a paisagem urbana, é fundamental também realizar a prevenção. Essa é a única maneira de minimizar os acidentes causados pela queda de árvores, principalmente nos períodos chuvosos.

Ao falarmos em manutenção, é importante destacar que o ideal é realizar essa atividade entre o outono e inverno. Nas estações mais frias do ano, as árvores têm ritmo de crescimento mais lento, pois os dias têm menos luz e são mais curtos. Dessa forma, elas conseguem se recuperar mais rápido dos efeitos da poda, o que minimiza drasticamente o número de árvores condenadas.

Além da preocupação com a poda, é preciso ressaltar que essa atividade deve ser realizada por especialista capacitado, como engenheiro florestal, agrônomo, biólogo ou técnico. Após análise, esse profissional terá condições de definir o momento ideal para cada tipo de poda, seja de limpeza, para a remoção de galhos mortos, a adubação correta ou o tratamento fitossanitário para evitar a infestação de insetos.

Faz parte também do trabalho identificar o tipo de corte para cada estrutura, a fim de evitar que isso interfira no equilíbrio da planta e a torne mais suscetível a quedas. Vale lembrar ainda que, para cada etapa do processo de manutenção, existem ferramentas específicas, como podadores de galhos, motosserras e sopradores, ideais para realizar o trabalho de forma correta e segura. Nesse sentido, o avanço tecnológico proporcionou melhorias expressivas ao segmento, com equipamentos mais potentes, versáteis, leves, ergonômicos e fáceis de manusear. Sem contar que eles também são capazes de reduzir o consumo de combustível, emitir menos poluentes e, consequentemente, minimizar os impactos ao meio ambiente.

Diante de todos esses pontos, o importante é entender que a vegetalização dos centros urbanos deve ser sempre estimulada para que os números de espaços verdes aumentem cada vez mais. É necessário, contudo, planejamento técnico para acompanhar o desenvolvimento dessas árvores, afinal, a ideia de ter fonte de sombra e de ar puro não pode se transformar em problema – essa é questão de qualidade de vida.

Paulo Figueiredo é consultor técnico de produtos da empresa Husqvarna.

Palavra do leitor

Lucy Montoro

 A unidade de reabilitação da Rede Lucy Montoro de Diadema já deveria estar em pleno funcionamento, mas teve sua entrega adiada novamente (Política, dia 21). Isso não é nenhuma novidade, afinal, somos vítimas constantes da má utilização dos recursos públicos, e diariamente tomamos conhecimento, por meio da imprensa, das mais variadas falcatruas, dos políticos e das construtoras, que criminosamente patrocinam esses algozes do povo. Notícias como essa infelizmente não causam espanto.  

Roberto Canavezzi

São Caetano

Beatifique-o! 

 Sugiro ao papa que mande beatificar Lula, o santo, que, além de surdo e cego, é o mais honesto do País. O elevador no triplex do Guarujá, onde o edifício Solaris só nasceu para contemplar petistas, deve ter sido solicitado pelo pontífice para passar as férias de verão no Brasil antes de ir para a Argentina. São muitas desculpas esfarrapadas e ridículas de alguém que institucionalizou a corrupção no País, de acordo com o dono da JBS. Se a delação vale para Michel Temer, Aécio Neves e outros, deveria valer também para Lula, PT e outros. Acorda, Lula! Sua reputação só vale para fanáticos petistas.

Zureia Baruch Jr

 Capital

Billings

 Cumprimentos à USCS (Universidade Municipal de São Caetano) pela pesquisa que associa doenças à poluição da Billings (Setecidades, dia 21). Oportuno lembrar da Cicpaa e da estação de captação e tratamento da água, ideadas, construídas e mantidas pela união de Santo André, São Bernardo e São Caetano, até que, lamentavelmente, foram encampadas pela Cetesb e pela Sabesp, respectivamente. Antes dessa encampação o controle incluía análise diária de amostras de água recolhidas em dezenas de pontos diversos da represa, bem como do ar em coletores espalhados por todo o Grande ABC. Identificados poluentes químicos, as empresas que dos mesmos se utilizavam eram advertidas e a poluição, descontinuada. Lamentavelmente, a Cetesb passou a atender todo o Estado com mesmos equipamentos, retirando da região e distribuindo por todo o Estado até meros coletores de amostragem do ar, privando-nos da indispensável fiscalização, expondo-nos ao contágio e aos efeitos de poluentes químicos que a mera filtragem não elimina. Tarda a hora de retomar a pesquisa e incriminar os agentes poluidores nos termos previstos no Código Penal desde 1940.

Nevino Antonio Rocco

 São Bernardo

Nada fácil 

 Rodrigo Janot, inspirado na historinha do lobo mau, pensou que iria tirar Temer num sopro. Mas Temer continua no Jaburu. Já Janot, que sai em setembro, vai ter de explicar até para o seu bisnetinho como foi que deixou um bandido, que roubou o dinheiro público em bilhões, sair ileso para ir morar na 5ª Avenida, levando até seu iate, enquanto aqui temos milhões e milhões de desempregados passando por toda sorte de infortúnio. E ai se um deles roubar uma galinha para dar de comer aos seus...

Eliana França Leme

 Capital

Monstro

 Roger Abdelmassih, o médico que bolinou e estuprou dezenas de pacientes em sua famosa clínica de reprodução humana, condenado a 181 anos de prisão, cumpriu apenas três e já foi solto por meio de indulto humanitário por motivos de saúde. Canalhas também envelhecem e têm achaques, mas merecem ser soltos? Pergunto-me o porquê de quase nenhum destaque na imprensa sobre o fato, da ausência de grupos de defesa dos direitos humanos agitando essa questão, do silêncio das mulheres na política sobre o assunto, tão empoderadas que estão! Cadê Maria do Rosário para tomar a defesa das mulheres vitimizadas por esse crápula? Ah, elas não são negras, elas não são pobres, visto que se submetiam a tratamento caríssimo para realizar o sonho de ter filho. Portanto, é isso!

Mara Montezuma Assaf

 Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;