Diarinho Titulo Fique por dentro
Girando a toda velocidade

Mania entre crianças e jovens em todo o mundo, spinners não podem atrapalhar atenção na escola

Luís Felipe Soares
25/06/2017 | 07:10
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Um novo brinquedo tem feito a cabeça das crianças e dos jovens girar sem parar. Com tamanhos, cores, formatos e estilos diferentes, os fidget spinners (também chamados de hand spin) estão espalhados pelo mundo e já contam com espaço no dia a dia de muitos moradores do Grande ABC.

Para quem nunca viu um item desses, é uma espécie de peão moderno que cabe na palma na mão. Ele gira em torno de si com a ajuda de um rolamento central, parte onde os dedos dos usuários o seguram. As extremidades geralmente contam com três pontas. O objetivo é girar durante o máximo de tempo possível, sejam muitos segundos ou minutos. Algumas manobras podem ser realizadas e o YouTube conta com vários vídeos dando dicas.

Os primeiros passos dos spinners foram dados em 1993, por meio da engenheira química norte-americana Catherine Hettinger. No começo, o brinquedo era feito todo de plástico e no formato que lembra uma nave espacial circular, com as mudanças aparecendo ao longo do tempo. Hoje, o item é vendido a preços entre R$ 25 e R$ 500.

Há informações de que pode ajudar crianças hiperativas e com deficit de atenção, além de diminuir a ansiedade do público. Apesar da propaganda, psicólogos afirmam que não há pesquisas que comprovem sua eficácia. A popularidade deve ser tratada com cuidado, uma vez que os alunos levam o item para a escola e ele pode atrapalhar a concentração nas aulas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;