Obituário Titulo Obituário
Obituário - 15 de junho de 2017
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/06/2017 | 12:51
Compartilhar notícia


 HENRY VERONESI
(São Caetano, 10-4-1923 – Valinhos, SP, 7-6-2017)

Dr. Henry Veronesi escrevia muito bem. E vibrava com o que lembrava, pesquisava e tornava público em veículos como a revista “Raízes”, que é anterior à própria Fundação Pró-Memória de São Caetano.

É nos primeiros números de “Raízes” que Dr. Henry se revelou um verdadeiro literato. Citamos sempre o artigo “No tempo da gabiroba”, do número 1 de “Raízes” (1989). Verdadeira obra-prima.

Exercendo o cargo de diretor municipal, Dr. Henry tornou possível que nós pesquisássemos, um a um, os processos administrativos da Prefeitura de São Caetano ligados à formação dos loteamentos hoje englobados nos 14 bairros da cidade, mais o Centro.

A pesquisa que realizamos foi na sala do Dr. Henry, no antigo e pioneiro Paço Municipal da Rua Goiás. As pilhas de processos iam chegando. Descobríamos as origens de loteamentos como Monte Alegre, Boqueirão e Vila Ressaca, nomes atualmente desaparecidos do mapa oficial de São Caetano.

Dr. Henry levantava-se da sua mesa e seguia conosco nos levantamentos, nas anotações, relembrando passagens não inseridas nos documentos oficiais, algumas publicáveis, outras não. E aquele levantamento originou o livro “Migração e Urbanização, a presença de São Caetano na região do ABC” (1993).

O trabalho em duas prefeituras, com carreira na de Santo André e cargos de confiança na de São Caetano. Em Santo André, o jovem Henry aparece trabalhando na periferia da cidade, levado por uma charrete da Cocheira Municipal.
Em São Caetano, Dr. Henry Veronesi presidiu a 40ª Subseção da OAB. Foi rotariano. Colaborador de “Raízes”. Destaca-se o informante da memória. O repasse das informações a ele contadas pelos antigos, a começar pelo pai, Artemio Veronesi, que vivenciou os reflexos da Revolução de 1924 em São Caetano.

E o amor que Dr. Veronesi dedicava ao irmão mais velho, Casério Veronesi, também amante da memória municipal, desde os primeiros tempos do Museu Municipal de São Caetano, ao qual legou o mapa oral da cidade referente a 1910.

De repente, Dr. Veronesi deixa São Caetano. Muda para o interior. Atua como consultor imobiliário, ao lado do filho Henry Junior. E reaparece quando escrevíamos o livro sobre os 75 anos do Instituto de Previdência de Santo André, no qual exerceu a presidência no período de 1973 a 1977.

Agora, a notícia estampada neste rodapé da página Memória, matéria paga, no Dia de Santo Antonio, anunciando a celebração da missa de 7º dia do Dr. Henry Veronesi na Matriz Sagrada Família.

Verdadeiramente, o Dr. Henry Veronesi vive, na obra escrita que deixou e que, reunida, se transformaria num livro profundo e até didático, para que as novas gerações descubram como foi que a cidade de São Caetano cresceu e se transformou.

Santo André

Junia Abrantes Rocha, 90. Natural de Piranguinho (MG). Residia na Vila Homero Thon, em Santo André. Dia 13. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Angel Garcia Lopez, 83. Natural da Espanha. Residia no bairro Campestre, em Santo André. Dia 13, em Santo André. Jardim da Colina.

Lúcia de Moraes Silva, 82. Natural de Tabira (PE). Residia na Vila Metalúrgica, Utinga, Santo André. Dia 13. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Conceição Camargo da Silva, 78. Natural de Presidente Prudente (SP). Residia no Parque Novo Oratório, em Santo André. Dia 13. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Luiz Carlos Lazzarini, 73. Natural de Guaxupé (MG). Residia na Vila Léa, em Santo André. Dia 13. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Luiz Roberto Bernardo, 62. Natural de Tapiratiba (SP). Residia em Santo André. Dia 11, em São Bernardo. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Benedito Lima, 60. Natural de Pitangueiras (PR). Residia na Vila Bastos, em Santo André. Dia 13. Memorial Jardim Santo André.

Darcio Cicliano, 58. Natural de São Paulo (SP). Residia em Santo André. Dia 11, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.

Cássia Aparecida Silva dos Santos, 50. Natural de Lins (SP). Residia no Parque Marajoara, em Santo André. Dia 13, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

Israel Marques de Novaes, 50. Natural de Santo André. Residia no Jardim Alzira Franco, em Santo André. Motorista. Dia 13. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo

Paulina Kolil de Oliveira, 87. Natural de Penápolis (SP). Residia em São Paulo (SP). Dia 12, em São Bernardo. Cemitério São Pedro, Vila Alpina.

Orlanda Batista do Nascimento Fernandes, 86. Natural de Varginha (MG). Residia no Jardim Thelma, em São Bernardo. Dia 14, em Santo André. Jardim da Colina.

João Ferreira de Paula, 76. Natural de Monte Santo de Minas (MG). Residia na Chácara Inglesa, em São Bernardo. Dia 12. Jardim da Colina.

Alcanja Guimarães Rodrigues Oliveira, 71. Natural de União (PI). Residia no bairro da Cooperativa, em São Bernardo. Dia 11. Cemitério do Cajueiro (PI).

Claudio Martinez, 65. Natural de São Paulo (SP). Residia no Jardim Calux, em São Bernardo. Dia 11. Jardim da Colina.

Edison Roberto Miossi, 62. Natural de Jundiaí (SP). Residia no Centro de São Bernardo. Dia 12. Jardim da Colina.

Rodrigo da Silva Pastore, 36. Natural de Osasco (SP). Residia no Jardim do Lago, em São Bernardo. Dia 12. Cemitério dos Casa.

Vinicius Oliveira Pires, 29 anos. Natural de São Bernardo. Residia no Jardim Tupã, em São Bernardo. Desenhista técnico. Dia 13, em Santo André. Memorial Jardim Santo André, em Santo André.

Diadema

Manoel Bispo dos Santos, 96. Natural de Jabaquara (BA). Residia no bairro Serraria, em Diadema. Dia 12. Cemitério Municipal.

Benedita Florêncio José, 91. Natural de Campinas (SP). Residia no bairro Serraria, em Diadema. Dia 12. Cemitério Municipal.

Francisco Bernardo, 88. Natural de Barra Longa (MG). Residia no Jardim Campanário, em Diadema. Dia 13. Cemitério Municipal.

Pedro Francisco Lacerda, 83. Natural de Tremedal (BA). Residia no bairro Serraria, em Diadema. Dia 13. Cemitério Municipal.

Joana Martins Serafim, 83. Natural de Cristais Paulista (SP). Residia no bairro Taboão, em Diadema. Dia 12. Cemitério Municipal.

Maria Alda da Conceição Calazans, 76. Natural de Inhambupe (BA). Residia no bairro Taboão, em Diadema. Dia 13. Cemitério Municipal.

Aparecida de Lurdes Zuca, 74. Natural de Bernardino de Campos (SP). Residia no bairro Conceição, em Diadema. Dia 13. Cemitério Municipal de Bernardino de Campos (SP).

Elvira Gabriel das Virgens, 71. Natural de São Geraldo da Piedade (MG). Residia no Jardim Inamar, em Diadema. Dia 13. Vale da Paz.

José Manoel da Silva, 65. Natural de Cupira (PE). Residia em Eldorado, Diadema. Dia 12. Cemitério Municipal.

Fábio do Nascimento, 61. Natural de São Paulo (SP). Residia no Jardim Campanário, em Diadema. Dia 13. Cemitério Municipal.

Gilson Bruno, 49. Natural de São Paulo (SP). Residia no bairro Taboão, em Diadema. Dia 13. Cemitério Municipal.

Mauá

Maria Evangelista dos Reis, 85. Natural de Sento Sé (BA). Residia no Jardim Zaíra, em Mauá. Dia 12. Cemitério Santa Lídia.

Fausta Scarpini Pereira, 82. Natural de Serra Azul (SP). Residia na Vila Bocaina, em Mauá. Dia 12. Cemitério Santa Lídia.

Benedicta Maria Tonello Ferreira, 80. Residia no Jardim Zaíra, em Mauá. Dia 12. Cemitério Santa Lídia.

Valdeci Feliciano Pereira Lima, 76. Natural de Manari (PE). Residia no Parque das Américas, em Mauá. Dia 12. Cemitério Santa Lídia.

Marilene Alves de Souza, 57. Natural de Ibirataia (BA). Residia no Jardim Mauá, em Mauá. Dia 12. Cemitério Santa Lídia.

Higino Cabral dos Reis, 54. Natural do Estado da Bahia. Residia no Jardim Zaíra, em Mauá. Dia 12. Cemitério Santa Lídia.

Davi Gomes de Macedo, 53. Natural de São Caetano. Residia no Jardim Zaíra, em Mauá. Dia 12. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Domingos Cardoso de Oliveira, 79. Natural de São Mateus (ES). Residia na Vila Caiçara, em Ribeirão Pires. Dia 12. Cemitério São José.

Funio Ando, 74. Natural de Guararapes (SP). Residia na Vila Belmiro, em Ribeirão Pires. Dia 11. Cemitério São José.

Rio Grande da Serra

Camilo Carneiro Castro, 89. Natural da Espanha. Residia na Vila Conde Siciliano, em Rio Grande da Serra. Dia 9. Cemitério São Sebastião.

José Isabel Rodrigues, 56. Natural de São Domingos do Prata (MG). Residia na Vila Lavínia, em Rio Grande da Serra. Dia 7. Cemitério São Sebastião.

Carlos Antunes de Oliveira, 49. Natural de Santo André. Residia no Parque Indaiá, em Rio Grande da Serra. Dia 4. Cemitério São Sebastião.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;