Setecidades Titulo Vilas Alzira e Luzita
Operação contra o tráfico prende sete pessoas

Ação conjunta entre Prefeitura de Santo André e polícias Civil e Militar abordou 153 indivíduos

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
15/06/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Dois pontos da cidade de Santo Andté – na Rua São Bernardo, na Vila Luzita, e terreno da AES Eletropaulo na Rua Carijós, na Vila Alzira – foram alvo de operação conjunta entre a Prefeitura, e as polícias Civil e Militar contra o tráfico de drogas. No total, das 153 pessoas abordadas, três foram presas por tráfico de drogas e quatro, detidas por porte de entorpecentes, sendo uma delas adolescente. Outros dez indivíduos foram encaminhados a atendimento social, cinco por situação de vulnerabilidade e cinco por debilidade física.

A ação, denominada Operação Salubridade Pública, apreendeu três quilos de entorpecentes, entre eles maconha, crack e cocaína, além de um veículo (removido ao pátio municipal) e R$ 513 em espécie. Além disso, sete animais, que estavam em estado de abandono, foram recolhidos e nove caminhões de lixo e entulho foram necessários para a retirada da sujeira.

“Foi extremamente pacífico, sem nenhum tipo de violência. As pessoas tiveram tratamento humano e aceitaram o encaminhamento ou retornaram às suas casas de maneira tranquila. Conseguimos quebrar um sistema inteiro naqueles pontos, fizemos atendimento ao usuário e também a prisão de fornecedores das drogas”, afirmou o comandante da Força Tática do 41º Batalhão da PM, capitão Luiz Roberto Moraes.

Conforme o capitão da PM, a operação foi dividida em três etapas: ação policial, atendimento das pessoas em vulnerabilidade por equipes das secretarias de Inclusão Social, Obras e Mobilidade Urbana, Saúde e Conselho Tutelar, além de limpeza e, em alguns casos, isolamento dos ambientes. “Na Rua São Bernardo, foram colocadas estacas para evitar o estacionamento de veículos, também foi elevado o muro para evitar que as pessoas acessem o local. Enquanto isso, na Carijós, a remoção vai se prolongar durante o fim de semana, porque vamos continuar apoiando a retirada do mato”, explica.

De acordo com a Prefeitura, estão previstas novas ações do tipo em outros pontos da cidade, no entanto, a administração ressaltou a importância de “trabalho permanente de abordagem e encaminhamento aos programas da Prefeitura”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;