Setecidades Titulo
Garoto morto por bala perdida é enterrado em Mauá
Glauco Araújo
Do Diário do Grande ABC
10/03/2001 | 18:19
Compartilhar notícia


Foi enterrado neste sábado o corpo do garoto Anderson da Costa Ferro, 10 anos, morto, às 6h50 de sexta, depois de ser atingido na cabeça por uma bala perdida no cruzamento das ruas João Varin e Décio de Assis Pedroso, no bairro Assis Brasil, em Mauá. O acidente aconteceu quando Anderson era levado para a escola onde estudava, no mesmo bairro, pelo seu pai, o metalúrgico aposentado Valmi da Costa Ferro, 45. Anderson foi sepultado no Cemitério Vale dos Pinheirais, em Mauá, às 9h.

Familiares, amigos e colegas de escola de Anderson estiveram presentes ao velório e ainda estavam inconformados com a morte violenta do menino. Alguns alunos da escola particular Vinícius de Moraes, onde Anderson estudava, fizeram uma pequena homenagem ao garoto indo ao enterro vestidos com o uniforme da escola.

A família preferiu que a imprensa não acompanhasse o velório e o enterro de perto, mas algumas pessoas que conversaram com a reportagem do Diário se mostraram perplexas com a violência na região. “Isso é o fim do mundo” e “Alguma coisa precisa ser feita para nos dar mais segurança” eram algumas das frases ditas pelas pessoas no cemitério.

De acordo com o pai de um dos colegas de escola de Anderson, que não quis ser identificado, Valmi vivia para os filhos, pois havia acabado de se aposentar e estava se dedicando exclusivamente às suas crianças. “A vida dele (Valmi) era os filhos dele, principalmente o Anderson. Ele acordava cedo e levava o filho para a escola todos os dias”, lembrou o amigo.

Investigação – Três pessoas foram detidas na tarde de sexta por investigadores do 1º Distrito Policial de Mauá como suspeitos de envolvimento no crime. Mas, durante a apuração dos fatos, descobriu-se que elas não tinham ligação com a morte do garoto.

O pai de Anderson foi chamado pelo delegado de plantão da delegacia José Geraldo Santos de Lima para tentar fazer o reconhecimento dos três suspeitos presos, o que não ocorreu.

A polícia quer encontrar José Rodrigues Vieira, dono da Quantum preta placa JLG-3793, – abandonada no local do crime – que teria sido roubada pelo atirador, um motociclista que ocupava uma moto de grande porte. O motociclista teria corrido atrás de José atirando com um revólver, que culminou na morte de Anderson.

José chegou a dar queixa de roubo à Polícia Militar, mas desapareceu quando procurado pela investigação, que ainda não tem pistas sobre o assassino.

Casos como o do garoto Anderson estão virando uma triste rotina nas ruas do Grande ABC. Nos últimos cinco meses, a polícia registrou outros três casos de morte de crianças ou adolescentes atingidos por balas perdidas. O caso mais recente foi o do estudante Fernando Árabe Gravatin, 16 anos, morto na avenida Kennedy, bairro Assunção, em São Bernardo, durante discussão entre motoqueiros próximo a um bar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;