Internacional Titulo
Chuva e ventos castigam Flórida com chegada do Frances
Da AFP
04/09/2004 | 20:09
Compartilhar notícia


Ventos de mais de 100 km/h, acompanhados de fortes chuvas, estão derrubando árvores e postes de linha telefônica no Estado da Flórida, neste sábado, no momento em que o olho do furacão Frances se encontra a poucas centenas de quilômetros da costa onde é esperado nesta noite.

O centro do fenômeno deve passar pelo condado de St Lucie e um toque de recolher já foi imposto em toda a região. Mais de 200 mil pessoas já estão sem luz em sua casas, em Palm Beach, que tem 1,2 milhão de habitantes. Os cortes de energia também atingem milhares de moradores dos condados vizinhos.

O furacão perdeu parte de seu poder inicial (passando da categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5, para um forte fenômeno da categoria 2). Mas, as autoridades e os meteorologistas advertiram que o Frances também pode causar sérios danos na Flórida, que ainda se recupera do Charley, furacão de intensidade menor, que causou a morte de mais de 20 pessoas no sudoeste do Estado há duas semanas.

"Sabemos que a tormenta, apesar de ter se enfraquecido como furacão, causará prejuízos em muitos lugares", comentou neste sábado o governador da Flórida, Jeb Bush, advertindo que "é muito imprevisível e há algumas indicações de que enquanto perde velocidade, pode também se tornar mais forte".

Milhares de pessoas, incluindo muitos turistas, lotaram os abrigos de emergência, enquanto muitas outras procuravam familiares, amigos ou hotéis, depois que o governo ordenou a evacuação de 2,5 milhões de cidadãos nas zonas costeiras.

Pelo menos uma pessoa morreu nas Bahamas na sexta-feira quando o furacão afetou essas ilhas caribenhas. Neste sábado, o Frances continuou castigando as ilhas. De acordo com meteorologistas, a região pode receber até 500 milímetros de chuva. Já na Flórida, o índice pluviométrico pode atingir 300 mm.

A Guarda Costeira americana transferiu suas embarcações para portos seguros e mobilizou seus helicópteros e aviões de modo que estejam prontos para entrar em ação rapidamente.

O Aeroporto Internacional de Miami estava aberto, mas todos os seus vôos foram cancelados. Já os de Orlando, Fort Lauderdale e Palm Beach estavam fechados, assim como o Porto de Miami.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;