Cultura & Lazer Titulo
Reis da Rua dá espaço à minoria
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
29/08/2011 | 07:46
Compartilhar notícia
Divulgação


Historicamente, a geografia de São Paulo isolou a periferia - e tudo o que dela se origina - em bairros afastados do eixo econômico e cultural da cidade. Em movimento de contra-fluxo, estreia amanhã na TV Cultura o programa Reis da Rua, que traz como protagonistas pessoas que geralmente passam despercebidas nos redutos urbanos da Capital. A atração será exibida semanalmente às segundas-feiras, às 20h40.

No total, a série de 18 episódios - cada um se debruça sobre um personagem - acompanha o cotidiano de pessoas que são bastante conhecidas onde moram, seja pela produção artística ou pela liderança social. Entre as celebridades locais, estão cantores de rap e funk, pequenos empreendedores, dançarinos e uma drag queen que promove oficinas de educação sexual.

Para apresentar as diferentes histórias de vidas, o programa Reis na Rua mostrará o trabalho, o envolvimento com a comunidade, a família - tudo o que os leva a serem símbolos de sucesso e mobilização nas comunidades.

A estrutura narrativa alterna momentos em que o personagem está no centro dos holofotes - seja na ONG, no palco, em caminhada pelas ruas ou em casa -, com depoimentos de pessoas próximas a ele e registros da região onde vive.

PRIMEIRO EPISÓDIO - O universo do funkeiro MC Dedê é o primeiro a ser exibido pela série. Morador de Cidade Tiradentes, ele narra em suas letras como é viver na periferia.

O sucesso do jovem é tamanho que extravasou os limites do bairro. Os seus vídeos, postados no Youtube, já ultrapassaram a casa de um milhão de acessos. Convites de amizade no Orkut o levaram a criar 23 perfis na rede social.

Nos episódios seguintes, será possível conhecer Albert (dia 5), drag queen ativista GLBTS de Itaquera; Aline Trindade (12), dançarina de raga dancer; Nego Blue (19), camelô, cantor de funk e pagode; MC Cocão (26), rapper ligado à Cooperifa, cooperativa que reúne artistas do hip hop; Primo BBoy (3/10), organizador de concursos de dança em Cidade Tiradentes; Tia Eva (10/10), líder comunitária que comanda time de futebol infanto-juvenil; João Carlos (17/10), roqueiro que dá aulas de guitarra e violão na periferia, entre outras pessoas com poder de mobilização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;