Fechar
Publicidade

Diarinho

Publicado em domingo, 28 de maio de 2017 às 07:00 Histórico

Quantos campeonatos de futebol existem?

Atualmente, o País conta com 203 campeonatos organizados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), considerada a entidade máxima do esporte por aqui. É interessante que esse número seja revisto a cada temporada, uma vez que nem todas as disputas ocorrem sempre e algumas podem ser interrompidas ou canceladas por causa de complicações. O levantamento de informações sobre a quantidade de campeonatos de futebol de campo existentes no Brasil contabiliza somente competições oficiais.

A quantidade leva em conta torneios nacionais (como Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil), regionais (Copa Verde, com times das regiões Norte e Centro-Oeste e do Espírito Santo, e Copa do Nordeste) e disputas montadas sob a supervisão das organizações dos diferentes Estados, além das divisões inferiores com categorias de base (onde os jogadores mais jovens dão os primeiros passos – e chutes – antes da profissionalização). A CBF monitora diretamente 14 competições, sendo 11 delas formadas por equipes masculinas e três com times femininos.

Há 189 campeonatos estaduais, entre atrações com adultos e de ‘juniores’, com 169 voltados a homens e 20 com mulheres em campo. O Campeonato Paulista é tido como o melhor e mais organizado do Brasil, sendo o único com quatro divisões. Ele também é apontado como o mais antigo do País, com a primeira edição datada de 1902.

O Campeonato Nacional de Clubes teve sua edição de estreia oficial somente em 1971, com o time do Atlético-MG levantando o troféu. Mas a CBF determinou que os campeões brasileiros existem desde 1959, com a primeira edição da chamada Taça Brasil, reunindo vencedores dos duelos estaduais. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967-1970), também conhecido como ‘Robertão’, assumiu o papel de principal torneio brasileiro durante sua existência. O nome de ‘Campeonato Brasileiro’ foi oficializado somente em 1989 e é mantido até hoje.

O Campeonato Espanhol é considerado o mais forte do mundo em lista com 80 disputas nacionais pelo planeta.

Pergunta de Gustavo Henrique Ribeiro dos Santos, 10 anos, de Rio Grande da Serra, é fã de futebol e acompanha várias partidas. “Acho que existem muitos campeonatos porque há jogos toda a hora.”

Consultoria de Ademir Takara, bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, em São Paulo.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC