Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 17 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Quantos campeonatos de futebol existem?


Luis Felipe Soares
Diário do Grande ABC

28/05/2017 | 07:00


Atualmente, o País conta com 203 campeonatos organizados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), considerada a entidade máxima do esporte por aqui. É interessante que esse número seja revisto a cada temporada, uma vez que nem todas as disputas ocorrem sempre e algumas podem ser interrompidas ou canceladas por causa de complicações. O levantamento de informações sobre a quantidade de campeonatos de futebol de campo existentes no Brasil contabiliza somente competições oficiais.

A quantidade leva em conta torneios nacionais (como Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil), regionais (Copa Verde, com times das regiões Norte e Centro-Oeste e do Espírito Santo, e Copa do Nordeste) e disputas montadas sob a supervisão das organizações dos diferentes Estados, além das divisões inferiores com categorias de base (onde os jogadores mais jovens dão os primeiros passos – e chutes – antes da profissionalização). A CBF monitora diretamente 14 competições, sendo 11 delas formadas por equipes masculinas e três com times femininos.

Há 189 campeonatos estaduais, entre atrações com adultos e de ‘juniores’, com 169 voltados a homens e 20 com mulheres em campo. O Campeonato Paulista é tido como o melhor e mais organizado do Brasil, sendo o único com quatro divisões. Ele também é apontado como o mais antigo do País, com a primeira edição datada de 1902.

O Campeonato Nacional de Clubes teve sua edição de estreia oficial somente em 1971, com o time do Atlético-MG levantando o troféu. Mas a CBF determinou que os campeões brasileiros existem desde 1959, com a primeira edição da chamada Taça Brasil, reunindo vencedores dos duelos estaduais. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967-1970), também conhecido como ‘Robertão’, assumiu o papel de principal torneio brasileiro durante sua existência. O nome de ‘Campeonato Brasileiro’ foi oficializado somente em 1989 e é mantido até hoje.

O Campeonato Espanhol é considerado o mais forte do mundo em lista com 80 disputas nacionais pelo planeta.

Pergunta de Gustavo Henrique Ribeiro dos Santos, 10 anos, de Rio Grande da Serra, é fã de futebol e acompanha várias partidas. “Acho que existem muitos campeonatos porque há jogos toda a hora.”

Consultoria de Ademir Takara, bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, em São Paulo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados