Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
O corpo diz
Do Diário do Grande ABC
23/05/2017 | 11:47
Compartilhar notícia


Os acontecimentos do dia a dia nos ensinam que o nosso corpo é marcado pela história individual, social, por costumes e tradições que foram transmitidos para nós. Expressões, gestos e posturas refletem o nosso posicionamento no mundo de maneira muito mais concreta do que as palavras.

Um dos primeiros estudiosos que pesquisaram a importância da comunicação não verbal foi Charles Darwin, em 1872, quando afirmou em sua obra que comportamentos e expressões como o sorriso, o choro, a dor, a raiva e o medo, típicos dos seres humanos, também estão presentes em outras espécies do reino animal. Outro estudioso, o professor norte-americano Albert Mehrabian, evidenciou a importância da comunicação não verbal em 1967, quando publicou sua pesquisa sobre a linguagem corporal, demostrando que só 7% do significado da mensagem no processo de comunicação é transmitido por meio das palavras, porém, essa é apenas pequena parte do diálogo. 

A componente não verbal – o tom de voz, o ritmo, as pausas – é responsável por 38% da mensagem; e o elemento paraverbal, que é a linguagem corporal, ou seja, a postura, o olhar, a mímica facial, os gestos, as expressões do rosto e os movimentos do corpo, são responsáveis pelos 55% da comunicação. A partir disso, podemos concluir que quando falamos com alguém somos observados de todos os pontos de vista, mas nós também avaliamos o nosso interlocutor, ou seja, somos analisados e analisamos, mesmo inconscientemente, não apenas pelo que se diz com as palavras, mas também com o corpo e pelo tom de voz.

No trabalho, por exemplo, seja em reuniões, em entrevistas, em encontros com clientes e fornecedores, precisamos nos observar e analisar com atenção o interlocutor, para mais bem sermos compreendidos e entender as intenções e emoções do outro.

No caso de um líder, ele precisa estar atento para perceber e compreender quando alguém está motivado ou desmotivado, para direcionar e focar ações que concretizem os resultados. A linguagem corporal transmite elementos adjuntos à comunicação verbal e é mais decisiva, pois é mais sincera e espontânea na transmissão das informações, afinal, expressa pensamentos e emoções de forma mais intensa e verdadeira que as palavras. Nossa linguagem corporal, algo complexo e sutil, conta a história pessoal de cada um de nós. Ela se modifica no decorrer da vida, transforma-se dependendo do estado de ânimo, da situação e do contexto em que nos encontramos. Identificar essa linguagem permite aperfeiçoar todas as nossas relações e, consequentemente, os resultados, performances e diálogos para viver como desejamos e merecemos! 

Eduardo Shinyashiki é mestre em neuropsicologia e liderança educadora.

Palavra do leitor

Não sabe nada

 Anos antes do Mensalão, escândalo em que Lula negou envolvimento afirmando constantemente não saber de nada, disse que depois de ele presidente o Brasil nunca mais seria o mesmo. Acertou em cheio! Bastaram dois mandatos seus e um da sua aluna Dilma para afundar o País neste mar de lama. Em outra ocasião disse que gostaria de ser presidente da Petrobras. Nós sabemos o porquê. Agora, diante do juiz Sérgio Moro, no rolo em que está metido com o triplex no Guarujá, empurrou toda responsabilidade para Dona Marisa, que já não está entre nós. Segundo ele, ela foi quem tratou de tudo. Ele não participou nem sabia de nada. Como sempre faz, tirou o corpo fora afirmando inocência. Mesmo denunciado por todos como chefe da quadrilha e as evidências serem enormes, ele continua não sabendo de nada. Sua situação é bem delicada. Se não sabia que estavam roubando em baixo do seu nariz, é incompetente. Se sabia, é mentiroso e corrupto também. Esse é o Lula de sempre.

Nilson Martins Altran

São Caetano

Contra-ataque 

 Que tal Temer, antes de sair, cobrar de uma única vez os mais de R$ 2 bilhões que a JBS deve ao INSS? A Previdência agradecerá!

Tânia Tavares

 Capital

Só rindo mesmo!

 Lula afirmou, em diretório em São Bernardo, que o PT pode ensinar a combater a corrupção no Brasil (Política, dia 20)! Lula, acredito, sim, que você deve entender muito de corrupção, mas jamais de combatê-la. É só mostrar a verdade ao mundo do que foi o seu governo e ela virá à tona, mostrando o tamanho monstruoso do rombo feito pelo seu partido, que desastrou o País.

Benone Augusto de Paiva

 Capital

Saúde

 Propaganda confeccionada pela nova gestão de São Bernardo que mostra os multirresultados na prestação de contas dos 100 dias de governo fez-me acreditar na promessa impressa de ‘nós vamos agendar com o médico’ para pôr fim à espera de consulta aguardada desde a triagem, em 21 de março de 2016, na UBS Demarchi. Liguei em 10 de maio no telefone anunciado na propaganda e a atendente prometera levantar dados e me retornar. Após religações, alegações e aguardo de contatos, somente em 19 de maio recebi comunicado de agendamento com ortopedista para 5 de junho. Dar-se-á 430 dias depois da triagem! Fiquei de fevereiro de 2016 a janeiro com dores no ombro direito e ainda em janeiro adquiri edema no pé esquerdo. Durante esse tempo tive que tomar medidas para melhora das dores! Pensei que seria propaganda enganosa, e pareceu! E se eu não corresse atrás?

Joselenes Souza Santos

 São Bernardo

Resposta 

 Em resposta à leitora Vera Lúcia Casanova (Calça fria, dia 21), a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Educação, informa que a especificação dos uniformes, bem como a licitação foram feitas em 2015. A gestão atual empenhou esforços para garantir os uniformes no menor prazo possível e dentro das possibilidades orçamentárias. A Pasta informa ainda que o tecido das calças é o que normalmente se utiliza em uniformes escolares.

Prefeitura de Santo André

Estranha Justiça

 Em 2003, um deputado inglês foi pego pelo radar dirigindo em alta velocidade. Para não perder a carteira, pois na Inglaterra é feio autoridade infringir a lei, solicitou à mulher que assumisse a culpa. O tempo passou, o deputado virou ministro, o casamento acabou e a mulher decidiu se vingar e contou a história à imprensa. Como é na Inglaterra, o tal ministro é obrigado a se demitir primeiro do ministério e depois do Parlamento. Acabou a história? Não. Na Inglaterra é crime mentir para a Justiça, que sentenciou o casal em oito meses de cadeia, além de multá-lo em 120 mil libras. Segredo de Justiça? Nem pensar, julgamento aberto ao público e à imprensa. Poder econômico? Foro privilegiado? Nem pensar, lá infrator é infrator. Lula, Dilma, Temer, Aécio e políticos em geral, que sorte de vocês não serem ingleses!

Vanderlei A. Retondo

 Santo André

Gangsters

 São inaceitáveis a intimidade e a informalidade existentes entre os políticos e os grandes empresários brasileiros. Chegamos à conclusão de que, se vivos fossem, os gângsteres ítalo-americanos Al Capone, Charles ‘Lucky’ Luciano, Carlo Gambino, Frank Costello e John Gotti teriam morrido de inveja da maioria dos integrantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que, mancomunados com grandes empresários, estão dando aulas de gangsterismo para o resto do mundo. Acorda, Brasil.

Leônidas Marques

 Volta Redonda (RJ)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;