Previdência em ação Titulo Previdência
Em tempos de crise, contribuir é preciso!
Geisica dos Santos Tavares Alves*
21/05/2017 | 07:24
Compartilhar notícia


Muito se tem falado nos últimos meses sobre a reforma da Previdência Social, aumento do tempo de contribuição, idade mínima para se aposentar etc. Mas, e você, cidadão? Você tem feito a sua parte e tem contribuído para quando chegar a sua vez conseguir se aposentar?

Se você trabalha formalmente com sua carteira de trabalho assinada e recolhe para a Previdência Social, pode ficar tranquilo, pois está garantindo a sua aposentadoria. E se você também se enquadra em qualquer outra categoria de segurado e contribui para ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), meu conselho é que continue.

E você que não possui nenhum vínculo com a Previdência Social, não se assuste, mas é de extrema importância que todos se filiem ao INSS e contribuam mensalmente, não importando em qual categoria de segurado você esteja. O importante é verter mensalmente contribuições junto à Previdência Social, para no futuro ter direito à aposentadoria.

Mas não é só o benefício de aposentadoria por idade avançada que a Previdência Social cobre, ela também prevê cobertura para outros infortúnios, como doença, acidente, invalidez, morte, maternidade, reclusão e desemprego. O essencial é que haja esse vínculo de cada cidadão com o INSS para que no futuro, quando vier a precisar de algum benefício, tenha as contribuições necessárias para garantir o seu direito.

Talvez você esteja pensando: ‘Eu, pagar carnezinho do INSS se já pago tantos impostos? O que eu ganho é pouco demais!’. A contribuição previdenciária talvez seja a conta mais importante que o cidadão deveria ter, mais até do que a conta de telefone, de energia, de internet. Exemplo: se o indivíduo está trabalhando e contribuindo e sofre um acidente, irá receber da Previdência Social benefício que substituirá o seu salário (variável conforme a contribuição) enquanto permanecer incapacitado. Da mesma forma é a gestante que dá à luz e por quatro meses recebe o salário maternidade, ou seja, a Previdência Social está para amparar o cidadão nos momentos de infortúnio e idade avançada, prestar socorro aos dependentes de segurados falecidos, viúvas, órfãos etc, dentre inúmeras situações.

O vínculo com a Previdência Social é a garantia de seu sustento no futuro quando você não puder mais trabalhar. E uma das situações mais tristes é ver pessoas doentes e idosas sem direito a se aposentar por falta de contribuição.

Portanto, se você não trabalha de carteira assinada ou não paga o seu carnezinho mensalmente e em dia, procure uma agência da Previdência Social, filie-se e comece a contribuir, e faça disso um hábito, pois no futuro com certeza você ou seus dependentes irão desfrutar desse benefício. 
 

* Associada do IBDP (Instituto Brasileiro e Direito Previdenciário)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;