Política Titulo Editorial
Luz no fim do túnel
Do Diário do Grande ABC
17/05/2017 | 10:23
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Depois de tanto tempo de espera, a notícia que o Brasil aguardava finalmente pode ser dada: o emprego voltou a crescer no País. A região também sentiu o reflexo. Estatísticas divulgadas ontem pelo governo federal mostram que o Grande ABC registrou em abril saldo positivo de 845 vagas quando comparadas demissões e contratações. Fazia 28 meses que as sete cidades não ouviam informação idêntica. Em meio a cenário incerto, a esperança renasce.

Conjunto de boas notícias na área econômica devolve ao brasileiro o otimismo que há muito tempo havia sido subtraído. Embora ainda não se possa afirmar oficialmente, alguns indicadores mostram que o País finalmente saiu da recessão. Divulgado ontem pela manhã, o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) aponta que a economia brasileira apresentou crescimento de 1,12% no primeiro trimestre do ano quando comparado a igual período de 2016.

A formação de conjuntura positiva tem tudo para criar o caldo de cultura necessário para sustentar a retomada do desenvolvimento econômico e social do País. Há apenas um entrave para ser vencido, como muito bem lembra o professor da Escola de Negócios da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Volney Gouveia: a crise política. A incerteza sobre o futuro de alguns líderes do Executivo e do Legislativo serve como freio às pretensões do Brasil.

Recolocado nos trilhos, o País precisa agora acelerar rumo ao futuro. Para que isso ocorra, todavia, a Nação tem de alcançar as eleições gerais do ano que vem com os rumos da Operação Lava Jato definidos. Chega de procrastinação. É necessário virar a página. O brasileiro não pode viver indefinidamente suspeitando de seus quadros políticos e empresariais. Por isso, a força-tarefa conduzida a partir de Curitiba deve se esforçar para, até meados do ano que vem, divisar culpados de inocentes, permitindo que o pleito de outubro de 2018 sirva de marco inicial de um novo Brasil. A luz no fim do túnel surgiu. Sigamos, pois, a passos largos ao encontro dela. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;