Internacional Titulo
Venezuela reitera negativa a vôos anti-drogas americanos
Do Diário do Grande ABC
05/07/2000 | 16:13
Compartilhar notícia


O chanceler venezuelano, José Vicente Rangel, reiterou nesta quarta-feira a negativa do seu governo em permitir que os avioes anti-drogas dos Estados Unidos sobrevoem o país, apesar do Brasil ter recentemente autorizado os mesmos vôos.

``Cada país tem suas próprias aspiraçoes, e assim como o Brasil aceita essa posiçao, nós mantemos nossa posiçao. Respeitamos a decisao do Brasil e queremos que se respeite a posiçao da Venezuela', disse Rangel, em entrevista ao jornal ``El Nacional'

Com a concordância brasileira, a Venezuela fica como o único país que nao aceita sobrevôos de seu território, apesar da insistência do governo americano no tema. O chanceler disse que ``achamos que se pode lutar eficazmente contra as drogas sem autorizar sobrevôos. Sempre dissemos que essa posiçao é excessivamente simplista. Se fosse correta, como explicar que havendo vôos sobre a Colômbia os avioes carregados de drogas saiam do país, passem tranqüilamente pelo Caribe e descarreguem a droga no Haiti?'

A Venezuela argumenta que sua força aérea persegue os traficantes e que está capacitada para cumprir a tarefa de maneira autônoma e soberana, mas mantendo uma estreita relaçao com os países vizinhos para combater o tráfico de drogas na regiao. A posiçao de nao permitir que aeronaves estrangeiras sobrevoem o espaço aéreo venezuelano foi retomada por Chávez, depois que o governo do seu antecessor Rafael Caldera também se opôs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;