Internacional Titulo
Japonesa de 114 anos é a mulher mais velha do mundo
Do Diário OnLine
Com Agências
20/03/2002 | 14:38
Compartilhar notícia


 AFP A japonesa Kamato Hongo foi declarada nesta quarta-feira a mulher mais velha do mundo. Aos 114 anos ela comemorou saboreando os pequenos prazeres da vida: peixe cru, chá verde e inclusive um traguinho de saquê. O Guinness World Records declarou Hongo decana da humanidade, após a morte, na última segunda-feira, da norte-americana Maude Farris-Luse, aos 115 anos e 56 dias de idade.

Kamato Hongo, criada em uma granja, vive atualmente com uma de suas filhas em Kagoshima (a 900 quilômetros de Tóquio), tem dificuldades para caminhar, mas continua gozando de boa saúde. "Dorme dois dias e depois fica acordada outros dois", declarou sua filha Shizue Kuruauchi, 77 anos, ao canal de televisão NHK (Japan Broadcasting Corp). "Sua vida transcorre de maneira sumamente aprazível", acrescentou.

Ao lhe perguntarem sobre o segredo de sua longevidade, Kurauchi responde: "Acho que se deve a uma alimentação muito variada".

O Japão, país que tem a expectativa de vida mais alta do mundo, é também o país natal do homem mais velho do mundo, Yukichi Chuganji, que celebrará 113 anos no próximo sábado.

Maud Farris-Luse, que morreu na última segunda, nasceu na cidade de Morley, em 21 de janeiro de 1887. Ela afirmava que se lembrava da primeira vez que mudou de casa, em uma carruagem, e foi para Indiana, durante a década de 1890, segundo informações da BCC.

Maud Farris-Luse afirmava nunca ter fumado ou bebido álcool, mas seu estado de saúde preocupava os médicos há cinco anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;