Internacional Titulo
EUA estao otimistas com abertura comercial para a AL
Do Diário do Grande ABC
03/04/2000 | 17:06
Compartilhar notícia


O enviado especial do presidente Bill Clinton, Kenneth Mackay, assegurou que os Estados Unidos estao "otimistas" com as negociaçoes voltadas para a abertura comercial com as Américas Central e do Sul, e defendeu a ampliaçao de benefícios comerciais para a regiao.

Em entrevista publicada segunda-feira pelo jornal La Nación, Mackay afirmou que pode-se falar de progressos em relaçao à criaçao da Area de Livre Comércio das Américas (ALCA), prevista para 2005, na qual o bloco do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) pode desempenhar um papel importante.

"Em relaçao à ALCA, está sendo seguido o cronograma de negociaçoes combinado. Para o próximo ano em Quebec (Canadá) esperamos ter o texto da proposta de acordo", afirmou.

Mackay participou na Costa Rica no final de semana passado de uma reuniao de líderes legislativos da América e considerou que as negociaçoes do ALCA serao dirigidas por Brasil e Estados Unidos.

"O Brasil é para a América do Sul o que os Estados Unidos sao para a América do Norte. Acreditamos que se o Mercosul se reforçar e emergir como o equivalente da ALCA, será o bloco construtor das negociaçoes", comentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;