Setecidades Titulo Segurança
São Bernardo inicia estudos para implantar Projeto Radar
Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
28/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Após reunião realizada nesta semana, a Prefeitura de São Bernardo e o comando da PM (Polícia Militar) da região iniciaram processo de estudos para a implantação do Projeto Radar na cidade. O primeiro passo, conforme o prefeito Orlando Morando (PSDB), será a visita de equipe técnica da corporação estadual até o Centro Integrado de Monitoramento, localizado na área central do município, para análise de compatibilidade do software utilizado nas 400 câmeras do equipamento municipal com o sistema de identificação de veículos roubados ou furtados operado pela PM. A projeção, caso as tecnologias se conversem, é a de que o programa saia do papel até o fim do ano.

“Esse compartilhamento do sistema de imagens entre a GCM (Guarda Civil Municipal) e a Polícia Militar tem o objetivo de dar mais eficiência e agilidade ao trabalho de fiscalização e combate ao crime”, destaca Morando. O prefeito ressalta ainda que, caso seja necessário, será realizada a adaptação dos softwares das câmeras municipais, mesmo que o processo demande necessidade de investimento por parte da Prefeitura. “É uma otimização dos recursos. Não pouparemos esforços para melhorar a Segurança da cidade”, completa.

A partir da implantação da tecnologia do Projeto Radar, os profissionais de Segurança terão facilidade para a identificação de veículos roubados ou furtados e, em tempo real, transmitir as informações para viaturas da PM, da Polícia Civil e da GCM. Quando veículo roubado ou furtado passa pelo radar, informações como a placa do automóvel, por exemplo, além de cor e modelo, são transmitidas ao tablet das viaturas.

REGIÃO

Santo André firmou convênio para implantação do Projeto Radar em parceria com a PM em 17 das 93 câmeras de monitoramento existentes na cidade no começo do mês. A expectativa é a de que a formalização da parceria com o governo do Estado para a implantação definitiva seja assinada até maio.

A ideia de otimizar recursos em busca de melhores resultados na Segurança Pública é aventada desde 2014, quando a coronel Claúdia Rigon, à época comandante da PM na região, pretendia firmar parcerias com as administrações públicas para seguir exemplo de Guarulhos. Apenas em 2015, com a PM sob o comando do coronel Marcelo Cortez Ramos de Paula, São Caetano teve projeto piloto implantado.

A tecnologia possibilitou que, em fevereiro do ano passado, a PM prendesse três ladrões após roubo em casa lotérica na cidade a partir da identificação de veículo na Marginal do Pinheiros, na Capital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;