Política Titulo ENCONTRO
Aidan corre para firmar DEM como primeiro aliado oficial ao pleito

Prefeito de Sto.André se reúne hoje com presidente estadual Jorge Mudalen

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
24/03/2012 | 07:37
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), corre para firmar o DEM como primeiro aliado oficial na corrida eleitoral. O petebista se reúne hoje à tarde em restaurante da cidade com o presidente estadual da legenda, Jorge Tadeu Mudalen, na tentativa de referendar a garantia de apoio à sua reeleição em outubro. Na base de sustentação, os democratas saíram na frente ao antecipar interesse em caminhar junto com o governo. A cúpula, porém, busca compromisso de contrapartida ao fortalecimento da sigla.

O chefe do Executivo, que disputou a eleição de 2008 sem parceiros, puxou recentemente as rédeas da articulação com os partidos após a saída de Nilson Bonome (PMDB) da administração. Ele prega a abertura de uma eventual futura administração para afinar o discurso em torno da candidatura governista.

Diferentemente do tratamento fixado até agora, Aidan deliberou que os coligados que tiverem vereadores eleitos terão participação efetiva na gestão com secretarias ou diretorias.

A projeção de Aidan é contar com, ao menos, quatro legendas no arco de alianças. Além do próprio PTB, a intenção é angariar DEM, PTdoB e, especialmente, o PSDB. O tucanato local virou objeto de desejo do prefeito que cogita a chance de conceder o posto de vice, hoje nas mãos da petebista Dinah Zekcer. Contudo, a dissidência da raia situacionista tem atrapalhado os planos. O vereador Paulinho Serra (PSDB) atua pelo voo solo no município.

A visita anterior de Mudalen apenas ao prefeito deixou insatisfeito o grupo. Por receio de perder espaço, a bancada do DEM na Câmara, composta por três parlamentares, avalia que está sendo insuficiente a contribuição do governo. Rachado, contendo o vereador Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho, orbitando na ala oposicionista, o grupo aguarda sinalização de compensação para reconstruir a aliança. Na eleição passada, as cadeiras foram conquistadas devido ao lançamento de candidatura própria, com Raimundo Salles - atual pré-candidato do PDT.

A proximidade do DEM com Aidan fica evidente com cargos dentro da administração. O presidente do diretório local, Antônio Feijó, e secretário-geral da sigla, Marcos Medeiros, estão lotados na assessoria do gabinete do prefeito. Ambos são defensores da consolidação do acordo eleitoral. Além de estrutura, o anseio dos democratas gira em torno de propor sugestões ao plano de governo e indicar o vice.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;