Cultura & Lazer Titulo Luis Antonio - Gabriela
Espetáculo apresenta
realidade dura e crua

Sem pudor algum, o diretor Nelson Baskerville revira
sentimentos mal resolvidos para expor drama familiar

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
24/03/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Sem pudor algum, o diretor Nelson Baskerville revira sentimentos mal resolvidos do passado para expor publicamente o seu drama familiar no espetáculo "Luis Antonio - Gabriela", eleito o melhor de 2011 pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), que será apresentado hoje e amanhã, às 20h, no Sesc Santo André.

Com interpretação elogiada de Marcos Felipe no papel principal, a peça escrita por Verônica Gentilin é centrada na história do irmão mais velho de Baskerville, que desde pequeno já se mostrava bem diferente dos outros meninos.

Homossexual, Luis Antonio enfrentou o conservadorismo da família na década de 1960 e sofreu sucessivos maus-tratos até fugir para a Espanha, onde assumiu a identidade de Gabriela, protagonizou shows como travesti em boates e acabou vitimado pela Aids em 2006.

Baskerville realiza no palco a reconciliação que não aconteceu na prática. Mesmo ao receber a notícia de que o irmão estava vivo e ter conhecimento de seu paradeiro, o diretor decidiu não ir ao seu encontro. Na última vez em que se viram, Baskerville tinha 7 anos. E quase 40 haviam se passado.

A notícia da morte de Tonho, como costuma chamá-lo, sequer abalou o diretor, que sofreu abusos constantes do irmão e lidou com a rejeição de diversas pessoas da cidade, que apontavam os dedos para ele enquanto soltavam frases como 'o irmão da bicha' ou 'a família do pederasta'.

Para construir o enredo a partir de lastros da memória, o diretor reuniu os atores da Companhia Mungunzá e entrevistou as figuras envolvidas na história de Luís Antonio. São elas a irmã, a madrasta e um amigo, além de si próprio.

De posse dos depoimentos, Baskerville optou por não só usar os relatos como base para a criação do texto, mas como modelo de encenação. Na montagem, cada ator interpreta uma das pessoas que vivenciaram o drama verdadeiro. Este formato recebeu do diretor a alcunha de documentário cênico.

Depois de processo que demandou 14 meses, a peça chega ao público com projeções de vídeos e músicas, além de 22 quadros assinados por Thiago Hattner, que compõem essa investigação memorialística.


Luis Antonio - Gabriela Teatro. Hoje e amanhã, às 20h. No Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302, Santo André. Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 60. Classificação indicativa: 16 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;